SóProvas


ID
3162814
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a atual estrutura conceitual da contabilidade, sabe-se que o benefício econômico embutido em um ativo é o seu potencial em contribuir, direta e indiretamente, para

Alternativas
Comentários
  • CPC 00 (R1) - Gabarito letra B

    Ativos

    4.8. O benefício econômico futuro incorporado a um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. Tal potencial pode ser produtivo, quando o recurso for parte integrante das atividades operacionais da entidade. Pode também ter a forma de conversibilidade em caixa ou equivalentes de caixa ou pode ainda ser capaz de reduzir as saídas de caixa, como no caso de processo industrial alternativo que reduza os custos de produção.

    Lembrando sempre que lançaram outro CPC 00. O CPC 00(R2) foi lançado recentemente.

  • De acordo com a atual estrutura conceitual da contabilidade, sabe-se que o benefício econômico embutido em um ativo é o seu potencial em contribuir, direta e indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade.

    Letra B

  • Questão que usou a redação do CPC 00 (R1) - Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, que foi revogado. De acordo com essa redação, temos:

    O benefício econômico futuro incorporado a um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. Tal potencial pode ser produtivo, quando o recurso for parte integrante das atividades operacionais da entidade. Pode também ter a forma de conversibilidade em caixa ou equivalentes de caixa ou pode ainda ser capaz de reduzir as saídas de caixa, como no caso de processo industrial alternativo que reduza os custos de produção.
    Com a nova redação, temos o CPC 00 (R2) - Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro. Ficou assim:

    4.3 Ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados. 
    4.4 Recurso econômico é um direito que tem o potencial de produzir benefícios econômicos. 
    4.5 Esta seção discute três aspectos dessas definições: 
    (a) direito (ver itens de 4.6 a 4.13); 
    (b) potencial de produzir benefícios econômicos (ver itens de 4.14 a 4.18); e 
    (c) controle (ver itens de 4.19 a 4.25). 
    ...
    4.16 Um recurso econômico pode produzir benefícios econômicos para a entidade ao autorizá-la ou ao permiti-la fazer, por exemplo, um ou mais dos seguintes atos:
    (a) receber fluxos de caixa contratuais ou outro recurso econômico; 
    (b) trocar recursos econômicos com outra parte em condições favoráveis; 
    (c) produzir fluxos de entrada de caixa ou evitar fluxos de saída de caixa, por exemplo:
    (i) utilizando o recurso econômico individualmente ou em combinação com outros recursos econômicos para produzir produtos ou prestar serviços; 
    (ii) utilizando o recurso econômico para melhorar o valor de outros recursos econômicos; ou 
    (iii) arrendando o recurso econômico a outra parte; 
    (d) receber caixa ou outros recursos econômicos por meio da venda do recurso econômico; ou 
    (e) extinguir passivos por meio da transferência do recurso econômico.
    As mudanças nas normas contábeis tem sido uma constante. 

    Gabarito do professor: Letra B.
  • O benefício econômico futuro embutido em um ativo é o seu potencial em contribuir, direta ou indiretamente, para o fluxo de caixa ou equivalentes de caixa para a entidade. Tal potencial pode ser produtivo, quando o recurso for parte integrante das atividades operacionais da entidade. Pode também ter a forma de conversibilidade em caixa ou equivalentes de caixa ou pode ainda ser capaz de reduzir as saídas de caixa, como no caso de um processo industrial alternativo que reduza os custos de produção.