SóProvas


ID
3163279
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“As infindáveis leis sobre as aldeias, bem como as intensas disputas em torno delas, revelam, além de sua importância, o considerável interesse que despertavam nos diferentes agentes sociais da colônia. Índios, colonos, missionários e autoridades locais e metropolitanas enfrentavam-se na legislação e na prática por questões relativas à realização de suas expectativas quanto à formação e ao funcionamento das aldeias. A rica documentação sobre essas disputas permite perceber que elas tinham diferentes funções e significados para os vários grupos nelas envolvidos”.
ALMEIDA, Maria Celestino de. Os índios na História do Brasil. Rio de Janeiro:
FGV, 2010.

Após a leitura do fragmento acima, o professor pede aos educandos que montem um quadro com os possíveis interesses da Coroa, dos colonos e dos missionários, sobre os índios no período colonial. Acertaram aqueles alunos que indicaram os seguintes fatores, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GAB : A

    preservação do território; uso da mão-de-obra compulsória; catequização por meio da missionação

    Para os não assinantes!

  • Interesses sobre o índio.

    interesses da Coroa- preservação do território;

    colonos -  uso da mão-de-obra compulsória

    missionários,- catequização por meio da missionação

  • Não podia ser a letra D? Uma vez que eles usavam o Estanco e o Escambo, mantendo assim, os indios escravizados, isso não seria Escravidão? Eu pediria recurso fácil!

  • o escambo,pelo incrível que pareça foi uma troca que beneficiou ambas as partes,o índio queria os utensílios portugueses e os portugueses a mão de obra, e assim foi feito