SóProvas


ID
3163660
Banca
GANZAROLI
Órgão
Prefeitura de Bonópolis - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A brincadeira ou o ato de brincar é observado nas crianças desde a mais tenra infância, é nesse momento da vida que a criança descobre que pode imaginar o que quiser e “viver” nesse mundo imaginário cheio de fantasias e muita emoção. Esse lúdico, carregado de sentimentos e emoções, é responsável por conectar ou integrar todos os aspectos que constituem os seres humanos, físicos, cognitivos, afetivos e sociais, possibilitando desta maneira que o brincar auxilie nos processos de aprendizagem. Quando discute-se sobre a importância do lúdico na aprendizagem, inevitavelmente, faz-se uma relação com os estudos de Piaget e as fases de desenvolvimento.

I. Sensório-motor (0-3 anos).
II. Pré-operatório (3 a 8 anos).
III. Operatório concreto (8 a 12 anos).
IV. Operatório formal (12 a 14 anos).

Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • este período a criança desenvolve o pensamento lógico que pode ser aplicado a ... onde é dividido em subestágios que a criançadesde o nascimentopassa a se desenvolver cognitivamente e com comportamento sensório-motor, isto é, ... Pré-operatório (2 aos 7 anos) onde o desenvolvimento do ...

  • Mamar, sugar, puxar e prender são esquemas comuns no desenvolvimento da inteligência sensório-motora (em média, até 2 anos de idade). Imitar, representar e classificar é típico da inteligência pré-operatória (aproximadamente de 3 a 7 anos), assim como ordenar, relacionar e abstrair caracteriza o período operatório-concreto (de 8 a 11 anos). Já argumentar, deduzir e inferir aparece na estruturação da inteligência operatória formal (a partir dos 12 anos).

    Fonte: Site Nova Escola