SóProvas


ID
3163759
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Sobre o tratamento das pneumonias adquiridas na comunidade, segundo as recomendações brasileiras, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Para os pacientes ambulatoriais, sem comorbidades, nenhum uso recente de antibióticos, sem fatores de risco para resistência e sem contraindicação ou história de alergia a betalactâmicos e macrolídeos, sugere-se evitar o uso das fluoroquinolonas devido ao recente alerta da agência norte-americana Food and Drug Administration sobre o potencial risco de efeitos colaterais graves.
( ) Em nosso meio, os dados mais recentes apontam que a resistência à penicilina do pneumococo deve ser uma preocupação mesmo para os casos menos graves de PAC
( ) A cobertura antibiótica para patógenos atípicos nos casos de PAC de menor gravidade ainda é controversa, e vários estudos não mostraram vantagens com essa conduta.
( ) Os riscos de infecção por agentes patogênicos resistentes e de falência terapêutica são maiores quando há história de uso de um antibiótico nos três meses anteriores.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (V) Para os pacientes ambulatoriais, sem comorbidades, nenhum uso recente de antibióticos, sem fatores de risco para resistência e sem contraindicação ou história de alergia a betalactâmicos e macrolídeos, sugere-se evitar o uso das fluoroquinolonas devido ao recente alerta da agência norte-americana Food and Drug Administration sobre o potencial risco de efeitos colaterais graves.

    (F) Em nosso meio, os dados mais recentes apontam que a resistência à penicilina do pneumococo NÃO deve ser uma preocupação mesmo para os casos menos graves de PAC

    (V) A cobertura antibiótica para patógenos atípicos nos casos de PAC de menor gravidade ainda é controversa, e vários estudos não mostraram vantagens com essa conduta.

    (V) Os riscos de infecção por agentes patogênicos resistentes e de falência terapêutica são maiores quando há história de uso de um antibiótico nos três meses anteriores.

    Fonte: https://www.scielo.br/j/jbpneu/a/9S7zVZvTdSw5DBs7nC3JV5J/?format=pdf&lang=pt