A oxigenoterapia consiste na administração de oxigênio numa concentração de pressão superior à encontrada na atmosfera ambiental para corrigir e atenuar deficiência de oxigênio ou hipóxia.
Existem diversas formas de se trabalhar com a oxigenoterapia, desde materiais que garantem alta precisão e alto do fluxo de O2 até aqueles com baixo fluxo.
A Máscara de Venturi é um dispositivo de alto fluxo, no qual o oxigênio passa por um orifício de baixa pressão, causando aspiração do ar ambiente para o interior da máscara.
Desta forma o paciente respira uma mescla precisa de ar ambiente e oxigênio. Pela máscara de Venturi se administram concentrações de oxigênio (24%, 28%, 31%, 35% e 40%) totalmente controladas. Não é um sistema invasivo.
A máscara facial simples é de fácil aplicação e pode ser usada como máscara do nebulizador, porém ele a tem um fluxo irregular e não é fornecido o O2 por pressão positiva.
O cateter tipo óculos que fornece uma concentração de oxigênio superior a 21%, porém é um sistema de baixo fluxo, ou seja, não fornece grandes concentrações de oxigênio.
A bolsa valva máscara com reservatório, popularmente conhecida como ambu, quando acoplado ao reservatório garante oxigênio superior a 21%.
A máscara CPAP faz parte de um sistema que permite ao cliente respirar espontaneamente para receber pressão positiva contínua na via respiratória.
Resposta C
Bibliografia
Brunner e Suddarth. Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Guanabara Koogan, 12 edição, Rio de Janeiro, 2011.