SóProvas


ID
3169144
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas
Assuntos

Diluir fezes em água corrente, filtrar em gaze dentro de um cálice de vidro, deixar sedimentando por, pelo menos duas horas, e analisar o sedimento são passos de um das técnicas mais utilizadas em exames parasitológicos. Assinale a alternativa que apresenta o nome do método realizado a partir desses passos.

Alternativas
Comentários
  • Método de Hoffman, Pons e Janer ou Lutz

    Sedimentação espontânea, ou por ação da gravidade, de elementos parasitários em água.

    Método de Faust

    A solução saturada de cloreto de sódio foi substituída pela solução de sulfato de zinco. Fundamenta-se na propriedade que apresentam certos ovos de Helmintos de flutuarem na superfície de uma solução de densidade elevada e de aderirem ao vidro. Este procedimento simples e eficiente está indicado para pesquisa de ovos com densidade especifica baixa como os de Ancilostomídeos.

    Método de Willis (ou método da solução saturada de cloreto de sódio)

    Tem como fundamento a flutuação de ovos de helmintos e cistos de protozoários em uma solução saturada de NaCl em água a 30%. È indicado na pesquisa de ovos de helmintos e cistos de protozoários.

    Método e Baermann

    Este método é baseado no hidro-termo-tropismo positivo das larvas pela ação da gravidade. É um método seletivo para pesquisa de larvas e não específico, pois podemos encontrar cistos e ovos de outros parasitos. Indicado para a pesquisa de larvas de Strongyloides stercorales e de Ancilostomideos.

    Método de Rugai

    Rugai simplificou o método de Baermann, utilizando a própria latinha como receptáculo para as fezes e um cálice de sedimentação, em vez de funil. Indicado para a pesquisa de larvas de Strongyloides stercorales e de Ancilostomideos.