SóProvas


ID
3172255
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O engenheiro responsável pela execução de uma obra, ao receber do fornecedor o concreto usinado, observou que não havia, na documentação da entrega, a data e a hora nem do preparo nem da saída do concreto da usina.


Nessa situação, a falta dessas informações

Alternativas
Comentários
  • A questão trata do recebimento de concreto dosado em central, atividade regulamentada pelas normas NBR 12665:2015 Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento e NBR 7212:2012 Execução de concreto dosado em central – Procedimento

    Tendo em vista o processo de reação do concreto com a água – hidratação – o transporte do concreto usinado é uma atividade extremamente criteriosa no que diz respeito aos tempos previstos na programação da obra, a fim de garantir que a entrega seja feita antes do tempo de pega do concreto. Nesse sentido, a NBR 7212:2012 especifica que o período de tempo para o transporte decorrido desde o início da mistura a partir do momento da primeira adição de água, até a entrega do concreto deve ser fixado de forma que não se atinja o início de pega do concreto, seja inferior a 90 minutos (em caminhões com agitação) e inferior a 40 minutos (em veículos sem agitação).  

    Para garantir esse controle de qualidade, a norma exige que o horário de início da mistura (primeira adição de água) integre os documentos de entrega que acompanha cada remessa de concreto.

    Sendo assim, entende-se que a falta das informações a respeito dos horários de saída do concreto da usina e do preparo pode afetar o controle de qualidade do concreto.

    Gabarito do Professor: Letra A.