SóProvas


ID
3172291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na manutenção das tubulações e estruturas dos sistemas de coleta de esgoto sanitário, o objetivo principal da aplicação de produtos químicos oxidantes é

Alternativas
Comentários
  • R.: Letra C

    Artigo: Alternativas para o controle de odores e corrosão em sistemas de coleta e tratamento de esgoto

    "A injeção de O ou a simples aeração de fato promovem ambas as oxidações, a química e a biológica. No entanto, há compostos químicos que são oxidantes fortes frequentemente utilizados para reagir com os compostos causadores de odor e corrosão e transformá-los por meio de reações de oxirredução. A aplicabilidade dos diferentes oxidantes químicos no controle da emissão de odores, no entanto, depende de vários fatores, incluindo o potencial de oxirredução do esgoto (valores menores que -100 mV possibilitam a aplicação de técnicas de oxidação química), o tempo de reação, o custo/disponibilidade dos produtos químicos e questões de segurança no manuseio/armazenamento das substâncias."

    Fonte: SCIELO

  • Para solucionar essa questão precisamos colocar em prática nossos conhecimentos sobre instalações hidráulicas e sanitárias.

     

    O esgoto sanitário é composto por 99,9% de água e 0,1% de sólidos, sendo que a maior parte desses sólidos é composta por matéria orgânica em decomposição. A degradação dessa matéria orgânica depende muitas vezes de organismos anaeróbios, que geram como subprodutos gases odorantes que geram impactos ambientais e possuem uma natureza agressiva que acelera a corrosão das tubulações e outras estruturas do sistema de esgotamento sanitário. Um exemplo de gás odorante formado na decomposição anaeróbia de esgotos domésticos, pelas bactérias redutoras de sulfato, é o sulfeto de hidrogênio (H2S).


    Para o controle da geração de odores e corrosão no sistema pode-se adotar técnicas como a adição de produtos oxidantes (e.g., oxigênio, peróxido de hidrogênio, cloro) para alterar o potencial de oxirredução do meio e inibir a atividade de bactérias redutoras de sulfato, ou ainda precipitar os sulfetos e impedir a liberação do gás. Ou seja, a utilização de agentes químicos pode provocar alterações químicas e/ou biológicas que contribuem para minimização de aspectos ambientais negativos dos sistemas de esgoto.


    Portanto, está correta a alternativa C.


    Gabarito do professor: Letra C.