SóProvas


ID
3172297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O efeito erosivo provocado pelo escoamento de água nos canais de drenagem faz que a escolha do tipo de revestimento das paredes e do fundo desses canais seja de fundamental importância. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os gabiões do tipo colchão possuem uma estrutura metálica em forma de paralelepípedo com grande área e pequena espessura, são produzidos com malha hexagonal de dupla torção e formados por base e tampa, de forma separada. A malha que forma a base é dobrada, na fabricação, de um em um metro formando diafragmas, esses dividem o colchão em fragmentos de mais ou menos 2 metros quadrados. Antes de ser aplicado, este colchão é desdobrado tornando-se um paralelepípedo, então, é posicionado no local especificado em projeto e costurado, após então, é preenchido.

    Este tipo de gabião, normalmente é utilizado em canais e margens de córregos e rios como revestimento, afim de proteger e estabilizar, podem ser utilizados também em plataformas de deformação, protegendo a base de muros, canaletas de drenagem e revestimento de taludes.

    https://www.escolaengenharia.com.br/gabiao/

  • R.: Letra B

    A) O concreto fresco tem ALTA flexibilidade e se adapta a muitos tipos de formas, sendo moldável de diversas maneiras;

    C) O enrocamento deverá ser feito com pedras de DIMENSÕES GRADUADAS, de forma a não deixar grandes índices de vazios sobre a superfície revestida;

    D) Um canal revestido com grama é adequado para BAIXAS velocidades de escoamento;

    E) Baixas velocidades são admissíveis, mas implicam em MAIORES seções.

  • Existem três tipos de Gabiões: Colchão, Caixa e Saco.

    https://www.lfambiental.com.br/gabiao

  • A questão aborda o conhecimento sobre proteção de margens contra erosão. Sob o ponto de vista hidráulico, essa proteção consiste em manter a seção do curso d'água estável, dentro dos limites estabelecidos para sua utilização, respeitando as diversas finalidades do curso d'água.

    Diante dos diversos método de proteção de margens, avaliam-se os itens da questão:

    LETRA A – INCORRETA. Quando se trata de revestimento de margens, o concreto pode ser usado tanto enquanto revestimentos rígidos, quando em placas, cortinas ou moldados in loco, quanto como elemento em conjunto, funcionando de forma flexível. Dessa forma, apresentam flexibilidade quanto à forma, além de ter custos de operação variando conforme a forma com que é usado.

    LETRA B – CORRETA. Assim como os demais métodos de proteção, o gabião tem a finalidade de estabilizar as paredes e o fundo do canal. Esse revestimento, que é do tipo flexível, como vantagem a exigência de uma espessura menor, pedras de menor dimensão e menor consumo de material.

    LETRA C – INCORRETA. Os órgãos reguladores geralmente estabelecem razões entre as pedras de maior e menor dimensão, mas não exigem um mesmo tamanho. A recomendação é que sejam usadas pedras de diferentes graduações, tendo em vista que assim é possível reduzir os vazios entre elas.

    (FIQUE ATENTO! Percebeu que a recomendação de diferentes granulometrias aqui se assemelha com os grãos de diâmetros variados usados no preparo do concreto por exemplo? Granulometrias homogêneas geralmente vão significar grandes vazios, devido à disposição, enquanto as heterogêneas normalmente irão contribuir para que elementos menores se instalem nesses vazios.)

    LETRA D – INCORRETA. A grama realmente é uma opção de baixo custo de implantação. Entretanto, a sua principal limitação diz respeito justamente à velocidade de escoamento, sendo que o método admite baixos valores de velocidade.

    LETRA E – INCORRETA. O princípio de Bernoulli determina uma relação inversamente proporcional entre as grandezas citadas. Dessa forma, as menores velocidades implicarão em maiores seções.

    Gabarito do Professor: Alternativa B.


    FONTES:
    - BRIGHET e MARTINS, 2001. Estabilização e Proteção de Margens. Universidade de São Paulo. Escola Politécnica. Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária.

    - PEREIRA, 2008. Estudo de revitalização de cursos d'água – Trecho experimental no Rio das Velhas. Universidade Federal de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos.