-
Nível 1: Silo – Cada setor da empresa desenvolve suas próprias aplicações de forma independente, sem integração de dados, processos, padrões ou tecnologia.
Nível 2: Integrado – A tecnologia é usada para integrar os silos e os dados, porém é necessária uma conversão de dados e protocolos, uma vez que os sistemas e processos não obedecem a padrões.
Nível 3: Componentizado – Os sistemas são decompostos em componentes, porém a integração entre eles possui um alto acoplamento. Os componentes são reutilizáveis através de EAI-Enterprise Application Integration, mas o ambiente ainda apresenta muitas replicações e redundâncias.
Nível 4: Serviço – Aplicações são construídas através da composição de Serviços. Os Serviços são identificados e construídos com base nos Princípios de Design de Serviços, garantindo o baixo acoplamento e a interoperabilidade, independentemente da tecnologia utilizada.
Nível 5: Serviços Compostos – Neste nível a empresa constrói suas aplicações através da interação de vários serviços, usando uma linguagem de modelagem de processos de negócio, como BPEL. Com isto a empresa ganha agilidade na resposta a novas solicitações das áreas de negócio.
Nível 6: Serviços Virtualizados – Os Serviços passam a ser disponibilizados por meio de fachadas (façades) de modo que seu acesso seja feito de maneira indireta, permitindo que os Serviços possuam um baixo acoplamento à infraestrutura utilizada. Isto cria mais possibilidades de composição de Serviços.
Nível 7: Serviços Reconfigurados Dinamicamente – Serviços podem ser localizados e compostos dinamicamente, sem necessidade de intervenção de desenvolvedores. Embora possa parecer muito futurista, já existe tecnologia para que isto possa acontecer.
You are not prepared!
-
nível 4: processo de automação do negócio pelo uso de soluções de TI compostas.
-
Fonte?????????
EDIT: 4 meses depois e eu ainda não achei uma fonte. Achei dois modelos de maturidade SOA e nenhum deles bate com a questão
https://www.ibm.com/developerworks/webservices/library/ws-soa-simm/ws-soa-simm-pdf.pdf
http://soa.omg.org/Uploaded%20Docs/SOA/SOA_Maturity.pdf
-
O Modelo de maturidade para SOA reflete as proficiências de negócio e técnica disponíveis para a concepção de soluções. Cada nível define uma graduação em relação a capacidade da organização (física, as competências, habilidades e atitudes de seus colaboradores) baseada em processos mais ou menos avançados e experimentados.
Nível 1 - Processo de desenvolvimento tradicional: determina um processo de desenvolvimento que não utiliza uma abordagem orientada a serviços como modelo de solução tecnológica. Nesse nível, a organização não está interessada em utilizar soluções SOA como estratégia de alinhamento.
Nível 2 - Processo de desenvolvimento orientado a serviços, apoiado por soluções de TI simples: determina um processo de desenvolvimento SOA apoiado por soluções e serviços Web dentro de uma arquitetura composta por serviços simples sem a colaboração esperada em soluções de grande porte (sincronismo de dados, serviços de autenticação e funcionalidades simples).
Nível 3 - Processo de desenvolvimento orientado a serviços, apoiado por soluções de TI compostas: determina um processo de desenvolvimento SOA apoiado pela colaboração e orquestração de sistemas e serviços de TI que interagem para fornecer soluções lógica e semanticamente complexas.
Nível 4 - Processo de automação do negócio pelo uso de soluções de TI compostas: determina um processo de desenvolvimento onde a organização utiliza todo o potencial fornecido pelas soluções orientadas a serviços compostas para automatizar e otimizar o alinhamento estratégico entre a TI e o negócio.
-
Quando se pergunta nível de maturidade ou capacidade do ITIL, COBIT 5 OU 4.1, CMMI, MPS-BR, SOA o cara se ver rodado.