-
DES (Data Encryption Standard)
Criado pela IBM em 1977, o DES usa chaves de 56 bits, permitindo até 72 quatrilhões de combinações. Apesar disso, foi “quebrado” ou desvendado por meio de chamadas técnicas de “força bruta” (tentativa e erro) em um desafio promovido na internet.
-
O DES é atualmente considerado inseguro para muitas aplicações. Isto se deve principalmente a pequena chave de 56-bit. Em Janeiro de 1999 a e a juntas violaram uma chave DES em 22 horas e 15 minutos (veja na ). Também existem alguns resultados analíticos, obtidos teoricamente, que demonstram a fragilidade da cifra, no entanto são improváveis de se montar na prática. Acredita-se que o algoritmo seja seguro na forma de embora existam ataques teóricos. Recentemente o DES foi substituído pelo .
Wikipédia
Com a tecnologia atual, nem sequer é preciso usar hardware especial. Em vez disso, a velocidade dos pro-
cessadores comerciais ameaça a segurança do DES.
Criptografia e Segurança de redes - William Stallings Pg - 58
-
Um dos primeiros padrões de criptografia é o DES, que significa padrão de criptografia de dados. O DES foi projetado na década de 1970 pela IBM, com participação da Agência de Segurança Nacional dos EUA. O DES foi adotado como FIPS oficial, ou seja, padrão federal de processamento de informações, nos EUA. Isso significa que o DES foi adotado como padrão federal para a criptografia e a proteção dos dados do governo. O DES é uma cifra de bloco simétrica que usa tamanhos de chave de 64 bits e opera em blocos de 64 bits. Embora o tamanho da chave seja tecnicamente de 64 bits, são usados apenas 8 bits para verificação de paridade, uma forma simples de verificação de erros. Isso significa que o comprimento real da chave do DES é de apenas 56 bits. Isso significa que há, no máximo, 2 elevado à potência 56, ou 72 quatrilhões de chaves possíveis.Parece um número gigante de chaves, e na década de 1970, foi. Mas como a tecnologia avançou e os computadores ficaram mais rápidos e eficientes, as chaves de 64 bits passaram a ser muito pequenas. O que antes eram apenas ataques teóricos em um tamanho de chave tornou-se realidade em 1998, quando a FEP, Electronic Frontier Foundation, descriptografou uma mensagem criptografada em DES em apenas 56 horas. Por causa da fraqueza inerente ao tamanho pequeno da chave DES, foram projetados e propostos algoritmos de substituição. Várias novidades apareceram nos anos 80 e 90. Muitas mantiveram o tamanho de bloco de 64 bits, mas usaram um tamanho de chave maior, facilitando a substituição do DES.
-
Para prova que não seja da área de TI, acho que o importante é saber que o DES é considerado o mais inseguro por usar uma chave pequena - 56 bits - Bloco 64 bits -o que fez com que sofresse diversos ataques e foi indicado a sua substituição, a fim de aumentar a segurança.
Atualmente usa-se o AES.
Algumas das outras alternativas também se referem a sistemas de criptografia.
Tamanho do Bloco: 64 bits;
Tamanho da Chave: 56 bits (64 bits, mas 8 bits são de paridade);
Mensagem cifrada: 64 bits;
Informação será importante no futuro, TKS
-
Criei agora:
DEScartável.
-
Gabarito: Alternativa B
DES: O DES é atualmente considerado inseguro devido ao tamanho de sua chave que é considerado pequeno (56 bits quando em execução) levando em conta o avanço na capacidade de processamento dos computadores atualmente. O DES é um algoritmo simétrico do tipo de cifra em bloco e toma um pedaço de texto de tamanho fixo de um texto plano e o transforma, através de uma série de complicadas operações de substituição e de deslocamento, em um texto cifrado do mesmo tamanho.
-
nao quero nem essa DESgraça d rui q é
-
DES = 6+4 = 64 BITS, é uma das menores chaves simétricas, quanto menor mais fácil de ser quebrada.
#EAOEAR2023
-
Li o "mais" resistente. Errei, e soltei fogo aqui sozinho. Agora vi o erro hihihi