SóProvas


ID
3173158
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A métrica de qualidade de código que mede a complexidade estrutural de um programa computando o número de caminhos linearmente independentes ao longo do código-fonte é denominada

Alternativas
Comentários
  • Bem simples:

    Numero de caminhos = analise ciclomatica!

  • GAB A

    Complexidade ciclomática é uma métrica de software que fornece uma medida quantitativa da complexidade lógica de um programa. Quando usada no contexto do método de teste de caminho básico, o valor calculado para a complexidade ciclomática define o número de caminhos independentes no conjunto base de um programa, fornecendo um limite superior para a quantidade de testes que devem ser realizados para garantir que todos os comandos tenham sido executados pelo menos uma vez.

    PRESSMAN Ed. 8, página 503.

  • Complexidade ciclomática (ou complexidade condicional) é uma métrica de software usada para indicar a complexidade de um programa de computador. Desenvolvida por Thomas J. McCabe em 1976, ela mede a quantidade de caminhos de execução independentes a partir de um código fonte.

    As métricas de complexidade de Halstead foram desenvolvidas por Maurice Halstead como um meio de determinar uma medida quantitativa da complexidade diretamente a partir dos operadores e os operandos contidos no módulo de um programa a partir do código fonte. Porque são aplicadas ao código, são mais freqüentemente utilizadas como métrica de manutenção. Contudo, existem evidências de que as métricas de Halstead também são úteis durante o desenvolvimento para avaliar a qualidade do código em aplicações computacionais densas ou para acompanhar as tendências de complexidade.

    Extensibilidade é a medida da facilidade em se adicionar novas funcionalidades (operações) a um componente de uma modelagem existente. É uma avaliação da arquitetura do componente e das técnicas usadas numa modelagem que ajude na estimativa do esforço que pode ser necessário para se adicionar novos requisitos e/ou estender a funcionalidade de modelagens existentes.