SóProvas


ID
31735
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O primeiro período do texto remete ao tempo das guerras cisplatinas, contexto histórico marcante para o Brasil das primeiras décadas do século XIX. Relativamente ao tema, julgue (C ou E) os itens seguintes.

Longe de ser mera bravata e, mais ainda, de integrar um grandioso projeto de Império luso na América, a decisão de incorporar a Banda Oriental foi tomada por D. João VI por imposição da Santa Aliança, como forma de punir Napoleão Bonaparte pela invasão da Espanha.

Alternativas
Comentários
  • A pressão pela anexação da Provìncia Cisplatina partiu de Carlota Joaquina, herdeira do trono espanhol, já que a região declarou independência da Espanha.
  • "O Estado dos Bragança, comportando-se ao estilo da diplomacia européia, arquitetou para si, ao tempo da regência de dom João VI, a construção de um império americano, para compensar as perdas sofridas na Europa, durante as guerras napoleônicas. Assistimos à ocupação de Caiena e à incorporação da Banda Oriental, não como subserviência aos interesses britânicos, tampouco como "braço forte" da Santa Aliança. Ao contrário, como reação às humilhações impostas a Portugal de ambas as partes. A esse projeto, bem-sucedido por um certo período, obstaram o fracasso interno de dona Carlota Joaquina em construir seu império espanhol a partir de Buenos Aires, e a oposição crescente de europeus e norte-americanos."

    CERVO, Amado; BUENO, Clodoaldo. História da Política Exterior do Brasil. 3. ed. Brasília: Editora UnB, 2008. p. 22-23


    "Novo projeto de poder se deu em 1808, no momento em que Napoleão levou o pai de d. Carlota, Carlos IV, a renunciar ao trono de Espanha, e tentou esta tornar-se regente ou rainha daquele país. Em seguida ambicionou ser imperatriz da América espanhola, e, por fim, mostrou-se simpática à idéia de exercer a regência dessa América, ou ao menos a do Rio da Prata."

    ARQUIVO NACIONAL (Brasil). O Arquivo Nacional e a história luso-brasileira. Disponível em:. (www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br). Acesso em: 06 maio 2009.


    "E a princesa Carlota Joaquina (1775-1830), irmã do sequestrado (está confinado por Napoleão em Baiona) D. Fernando, herdeiro do trono de Espanha. Dentro da linha sucessória espanhola ela reúne as condições de reivindicar a regência dos domínios platinos, e com efeito a regência da própria casa real, até que se resolva a quem cabe a coroa espanhola (que ardentemente espera seja ela própria)."

    CUNHA, P. PENNER. A anexação Cisplatina. Contribuição pessoal de D. João?. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA INTERNACIONAL. Rio de Janeiro, Ano XXXIV, n. 133-134, p. 43-57, jan./jun. 1991.