-
ELU: O estado limite último é alcançado quando o edifício tem o seu uso interrompido por colapso parcial ou total da estrutura.
ELS: Um estado limite de serviço é alcançado com o edifício deixa de ter o seu uso pleno e adequado em função do mau comportamento da estrutura, sem que ocorra a ruína propriamente dita.
Abertura de fissuras e trincas se referem ao ELS - Estado Limite de Serviço. Logo, elimina-se as alternativas a,b e c.
Gabarito letra D
OBS:Os exemplos dados na questão foram retirados do livro Informática aplicada a estruturas de Concreto Armado.
-
Bom comentário da Janaína! Acrescento analisando de forma simples as afirmativas:
1) Fissuras visíveis em uma viga causam sensação de desconforto. (opinativo, não se pode afirmar, para uns pode causar desconforto, para outros não)
2) Um pilar mal dimensionado provoca a ruína de um prédio. (óbvio que sim)
3) As alvenarias trincam como consequência de um deslocamento excessivo do prédio. (as alvenarias trincam por inúmeros motivos, não necessariamente se restringe a um deslocamento EXCESSIVO do prédio, mas também um nem tanto excessivo por exemplo - obs: cuidado com EXTRAPOLAÇÕES/RESTRIÇÕES)
4) Uma laje mal dimensionada vem abaixo, assim que o escoramento é retirado. (óbvio que sim)
Vamos que vamos!!! #tiraopédosmeusconcursoscorona
-
Uma laje mal dimensionada vem abaixo, assim que o escoramento é retirado. Nem chega a ser um ELU, isso é erro técnico mesmo.
ELU envolve situações de combinações de esforços conforme estudos estatísticos que garantam um nível de segurança em utilizar a estrutura e a possibilidade dela entrar em colapso.