SóProvas


ID
3179287
Banca
IDCAP
Órgão
CONSED-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geologia
Assuntos

Sensoriamento remoto é um termo utilizado na área das ciências aplicadas que se refere à obtenção de imagens à distância, sobre a superfície terrestre. Em relação sensoriamento remoto aplicado aos estudos geológicos alguns fatores são considerados, quando imagens são utilizadas em aplicações geológicas, dentre eles a litologia (tipos de rochas) e a fisiografia da região. Em relação a esses dois fatores, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • gab d

    a e b ) -O mapeamento geológico parte do princípio que diferentes tipos de rochas, ou seus derivados do intemperismo, possuem comportamentos espectrais próprios. Os principais minerais de rochas ígneas possuem curvas de reflectâncias lisas, permitindo apenas a diferenciação entre félsicos e máficos. Entre as rochas a reflectância decresce dos termos ácidos (pegmatitos e granitos) para os básicos e ultrabásicos. Entre as rochas parcialmente alteradas nota-se comportamento semelhante, apenas com um aumento relativo dos valores de reflectância. Em rochas totalmente alteradas considera-se o comportamento dos solos derivados

    c) - Influência das condições fisiográficas da área A escolha adequada da banda espectral é fundamental para a obtenção de bons resultados no mapeamento dos tipos de cobertura, inclusive a vegetal. Em regiões de floresta densa, a alta reflectância na banda 4 do TM (0.76-0.9 µm) e a erosão diferencial contribuem para análise estrutural e a discriminação litológica, pois a parte superior da floresta tende a acompanhar os traços do relevo regional, que por sua vez refletem a organização estrutural. 

    d) Entre as rochas a reflectância cresce dos termos ácidos (pegmatitos e granitos) para os básicos e ultrabásicos.(decresce) ler item a e b

    e) - Influência das condições fisiográficas da área A escolha adequada da banda espectral é fundamental para a obtenção de bons resultados no mapeamento dos tipos de cobertura, inclusive a vegetal. Em regiões de floresta densa, a alta reflectância na banda 4 do TM (0.76-0.9 µm) e a erosão diferencial contribuem para análise estrutural e a discriminação litológica, pois a parte superior da floresta tende a acompanhar os traços do relevo regional, que por sua vez refletem a organização estrutural. 

    todas essas respostas estão: