SóProvas


ID
3179833
Banca
PROFNIT
Órgão
PROFNIT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Tratados Internacionais
Assuntos

O Manual de Oslo oferece diretrizes para a coleta e a interpretação de dados sobre inovação de forma a comparar as distintas realidades internacionais. Originalmente elaborado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Manual compreende:

Alternativas
Comentários
  • O Manual de Oslo, desenvolvido conjuntamente pelo Eurostat e a OCDE, constitui parte de uma família de manuais dedicada à mensuração e interpretação de dados relacionados a ciência, tecnologia e inovação. Esse material compreende manuais, diretrizes e guias sobre P&D (Manual Frascati), indicadores de globalização, patentes, a sociedade da informação, recursos humanos em C&T (Manual Canberra) e estatísticas de biotecnologia.

    Preparada com o patrocínio da OCDE e da Comissão Européia (Eurostat), esta terceira edição do Manual de Oslo é o resultado de um processo colaborativo de três anos que envolveu o Grupo de Trabalho de Especialistas Nacionais da OCDE em Indicadores de Ciência e Tecnologia (OECD Working Party of National Experts on Science and Technology Indicators – NESTI) e o Grupo de Trabalho do Eurostat em Estatísticas de Ciência e Tecnologia (Eurostat Working Party on Science, Technology and Innovation Statistics – WPSTI) assim como vários outros especialistas externos. Este Manual oferece diretrizes para a coleta e a interpretação de dados sobre inovação de maneira internacionalmente comparável. Chegar a um consenso significou algumas vezes assumir compromissos e concordar com convenções. Assim como outras diretrizes do tipo, há limitações conhecidas, mas cada edição do Manual de Oslo constitui um passo a mais em direção a nosso entendimento sobre o processo de inovação. Ainda que esse aprendizado contínuo e incremental incorpore as lições de estudos anteriores, o Manual é também uma ferramenta ambiciosa na qual experimentos e testes são usados para desafiar as fronteiras do que é entendido por inovação.

  • Lida a questão, vamos para a resolução. 
    A)  Diretrizes e guias sobre Pesquisa e Desenvolvimento - P&D, indicadores de globalização, patentes, a sociedade da informação, recursos humanos em Ciência e Tecnologia -C&T e estatísticas de biotecnologia. 

    É
     alternativa CORRETA de acordo com o prefácio do Manual de Oslo,  como se pode observar:

    O Manual de Oslo, desenvolvido conjuntamente pelo Eurostat e a OCDE, constitui parte de uma família de manuais dedicadas à mensuração e interpretação de dados relacionados a ciência, tecnologia e inovação. Esse material compreende manuais, diretrizes e guias sobre P&D (Manual Frascati), indicadores de globalização, patentes, a sociedade da informação, recursos humanos em C&T (Manual Canberra) e estatísticas de biotecnologia. 

    B) Diretrizes e guias sobre Pesquisa e Desenvolvimento - P&D, indicadores de desenvolvimento sócio econômico, patentes e nanotecnologia. 
    A alternativa está INCORRETA como é possível observar no comentário da alternativa A.

    C) 
    Indicadores de desenvolvimento humano, patentes, transferência de tecnologia e internacionalização de universidades. 
    A alternativa está INCORRETA como é possível observar no comentário da alternativa A.


    D) 
    Indicadores de desenvolvimento humano, patentes, transferência de tecnologia e internacionalização de empresas de base tecnológica. 
    A alternativa está INCORRETA como é possível observar no comentário da alternativa A.


    Fonte: Manual de Oslo.


    Gabarito do Professor: Alternativa A.