Gabarito B
O Livro-Razão é considerado principal porque registra todos os fatos contábeis. No Livro-Razão que extraímos os saldos ao final do exercício. No Livro-Razão que extraímos os saldos ao final do exercício. Com esses saldos será elaborado o balancete de verificação que dará origem ao balanço patrimonial e ao demonstrativo de resultado.
Art. 259. A pessoa jurídica tributada com base no lucro real deverá manter, em boa ordem e segundo as normas contábeis recomendadas, Livro-Razão ou fichas utilizados para resumir e totalizar, por conta ou subconta, os lançamentos efetuados no Diário, mantidas as demais exigências e condições previstas na legislação (Lei n. 8.218, de 1991, art. 14, e Lei n. 8.383, de 1991, art. 62).
Livro Diário
É um livro contábil de preenchimento obrigatório (exigido por lei) e de maior importância, onde são lançadas as operações DIÁRIAS de uma empresa. Nele, são registrados os fatos contábeis em partidas dobradas, ou seja, os totais débito e crédito deverão ser sempre iguais, sendo a conta débito lançada SEMPRE antes da conta crédito.
-Suas principais características são: Obrigatório, Cronológico e Fundamental ao processo contábil.
-O livro Diário tradicional pode ser substituído por fichas (contínuas, em forma de sanfona, soltas
-ou avulsas). Porém, a adoção desse sistema não exclui a empresa de obediência aos requisitos
-intrínsecos, previstos na lei fiscal e comercial para o livro Diário.
Livro Razão
I- No que se refere à documentação contábil, o livro que tem por objetivo registrar, individualmente, a movimentação ocorrida em cada conta, buscando com isso apresentar seu saldo é o livro
II- Livro razão e o diário constituem os registros permanentes da entidade.