Firewall é uma solução de segurança baseada em hardware ou software (mais comum) que, a partir de um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados podem ser executadas. “Parede de fogo”, a tradução literal do nome, já deixa claro que o firewall se enquadra em uma espécie de barreira de defesa. A sua missão, por assim dizer, consiste basicamente em bloquear tráfego de dados indesejado e liberar acessos bem-vindos.
Um firewall de proxy é tão parecido com uma barreira física real quanto possível. Ao contrário de outros tipos de firewall, ele atua como intermediário entre redes externas e computadores, evitando o contato direto entre os dois.
Como um guarda no portão, ele basicamente examina e avalia os dados recebidos. Se nenhum problema for detectado, os dados poderão passar para o usuário.
A desvantagem desse tipo de segurança pesada é que às vezes ela interfere nos dados recebidos que não são uma ameaça, gerando atrasos na funcionalidade.