-
Deve-se tomar o cuidado de excluir das atividades de P&D qualquer atividade que seja parte do processo de inovação mas que raramente envolva P&D (por exemplo, o trabalho de patenteamento, o licenciamento, as pesquisas de mercado, o início da produção, a reengenharia de processo, a provisão de ferramentas). Ao mesmo tempo, algumas atividades são pelo menos parcialmente consideradas como P&D (por exemplo, plantas-piloto, protótipos, desenho industrial, desenvolvimento de processo).
Fonte: https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf
Página: 111
-
resp nas paginas:111,112 e 44 do manual de oslo
-
não é PeD, o trabalho de patenteamento, o
licenciamento, as pesquisas de mercado, o início da produção, a reengenharia de processo,
a provisão de ferramentas).
parcialmente consideradas como P&D (por exemplo, plantas-piloto, protótipos, desenho
industrial, desenvolvimento de processo).
-
A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:
A) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
A alternativa está incorreta, tendo em vista que todas assertivas estão corretas, como verifica-se no comentário da alternativa D.
B) Apenas as assertivas I, III, IV estão corretas.
A alternativa está incorreta, tendo em vista que todas assertivas estão corretas, como verifica-se no comentário da alternativa D.
C) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
A alternativa está incorreta, tendo em vista que todas assertivas estão corretas, como verifica-se no comentário da alternativa D.
D) Todas as assertivas estão corretas.
A alternativa está correta, tendo em vista que todas as assertivas podem ser encontradas no Manual de Oslo, como é possível observar:
As assertivas I e II estão devidamente estabelecidas no item 347.
347 - As empresas podem sentir dificuldade em diferenciar os gastos de P&D das outras atividades de inovação, especialmente nos casos de fronteira entre as atividades de P&D e as demais atividades de inovação. Deve-se tomar o cuidado de excluir das atividades de P&D qualquer atividade que seja parte do processo de inovação mas que raramente envolva P&D (por exemplo, o trabalho de patenteamento, o licenciamento, as pesquisas de mercado, o início da produção, a reengenharia de processo, a provisão de ferramentas). Ao mesmo tempo, algumas atividades são pelo menos parcialmente consideradas como P&D (por exemplo, plantas-piloto, protótipos, desenho industrial, desenvolvimento de processo).
A assertiva III está devidamente estabelecida no item 348.
348 - A distinção entre P&D e outras atividades de inovação é particularmente difícil para os serviços (ver Manual Frascati, §§ 145-151), em parte devido ao fato de que as atividades de inovação em serviços tendem a ser menos formalmente organi- zadas, mas também porque a P&D é menos bem definida para os serviços do que para a indústria de transformação.
A assertiva IV está devidamente estabelecida no item 349.
349 - Os critérios básicos para a distinção das atividades de inovação baseadas em P&D das atividades não baseadas em P&D são “a presença em P&D de um elemento de novidade considerável e a resolução da incerteza científica e/ou tecnológica" ou o fato de que essas atividades “resultam em novos conhecimentos ou no uso dos conhecimentos para projetar novas aplicações" (ver Manual Frascati, § 84 e § 146).
Fonte: Manual de Oslo.
Gabarito do professor: D.