-
A coleta de dados sobre as atividades de inovação
Para resumir a seção anterior, as atividades de inovação podem ser divididas da
seguinte maneira:
Pesquisa e desenvolvimento experimental
– P&D intramuros (interna): trabalho criativo empreendido em uma base sistemática no interior da empresa com o intuito de aumentar o estoque de conhecimentos e usá-lo para projetar novas aplicações. Fazem parte da P&D intramuros
toda a P&D conduzida pela empresa, incluindo a pesquisa básica.
– Aquisição de P&D extramuros: as mesmas atividades da P&D intramuros, mas adquiridas de instituições de pesquisa públicas ou privadas ou de outras empresas (inclusive outras empresas no interior do grupo).
Atividades para as inovações de produto e de processo
– Aquisição de outros conhecimentos externos: aquisição dos direitos de uso de invenções patenteadas ou não patenteadas, marcas registradas, know-how e outros tipos de conhecimentos oriundos de outras empresas e instituições como as universidades e instituições de pesquisa governamentais, exceto a P&D.
– Aquisição de máquinas, equipamentos e outros bens de capital: aquisição de máquinas avançadas, equipamentos, hardwares e softwares para computadores, e terras e instalações (incluindo melhoramentos fundamentais, modificações e reparos), que são requeridos para implementar as inovações de produto ou de processo. Exclui-se a aquisição de bens de capital que integra as atividades de P&D intramuros.
Fonte: https://www.finep.gov.br/images/apoio-e-financiamento/manualoslo.pdf
Página:112
-
I-Trabalho criativo empreendido em uma base sistemática no interior da empresa com o intuito de aumentar o estoque de conhecimentos e usá-lo para projetar novas aplicações.
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL
PeD INTRAMUROS
II - II-P&D adquiridos de instituições de pesquisa públicas ou privadas ou de outras empresas (inclusive outras empresas no interior do grupo).
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL
PeD Extramuros
III --Aquisição dos direitos de uso de invenções patenteadas ou não patenteadas, marcas registradas, know-how e outros tipos de conhecimentos.
ATIVIDADES DE INOVAÇÕES DE PRODUTO OU PROCESSO
AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS EXTERNOS
IV --Aquisição de máquinas avançadas, equipamentos, hardwares e softwares para computadores, e terras e instalações (incluindo melhoramentos fundamentais, modificações e reparos), que são requeridos para implementar as inovações de produto ou de processo.
ATIVIDADES DE INOVAÇÕES DE PRODUTO OU PROCESSO
AQUISIÇÃO DE MAQUINAS, EQUIPAMENTOS E OUTROS BENS DE CAPITAL.
-
A fim de encontrarmos a alternativa correta, iremos analisar cada uma das assertivas a seguir:
A) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
A alternativa está incorreta, tendo em vista que todas assertivas estão corretas, como verifica-se no comentário da alternativa D.
B) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
A alternativa está incorreta, tendo em vista que todas assertivas estão corretas, como verifica-se no comentário da alternativa D.
C) Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
A alternativa está incorreta, tendo em vista que todas assertivas estão corretas, como verifica-se no comentário da alternativa D.
D) Todas as assertivas estão corretas.
A alternativa está correta, tendo em vista que todas as assertivas podem ser encontradas no Manual de Oslo, como é possível observar:
A assertiva I está devidamente estabelecida no item 317.
317 - A pesquisa e o desenvolvimento experimental (P&D) compreendem o trabalho cria- tivo realizado de forma sistemática com o objetivo de aumentar o estoque de conhe- cimentos, incluindo os conhecimentos do homem, da cultura e da sociedade, e o uso desse estoque de conhecimentos para antever novas aplicações (como define o Manual Frascati).
A assertiva II está devidamente estabelecida no item 318.
318 - Todas as atividades de P&D financiadas ou desenvolvidas pelas empresas são consideradas atividades de inovação. Elas incluem a P&D intramuros e extra- muros, conforme define o Manual Frascati.
A assertiva III está devidamente estabelecida no item 103, iv).
103 -
iv) a empresa pode comprar informações técnicas, pagando taxas ou royalties por invenções patenteadas (que normalmente exigem trabalho de pesquisa e desenvolvimento para adaptar e modificar a invenção de acordo com suas próprias necessidades), ou comprar experiência e know-how por meio de engenharia, design ou outros serviços de consultoria;
A assertiva IV está devidamente estabelecida no item 351.
351 - Aquisição de máquinas, equipamentos e outros bens de capital: aquisição de máquinas avançadas, equipamentos, hardwares e softwares para computadores, e terras e instalações (incluindo melhoramentos fundamentais, modificações e reparos), que são requeridos para implementar as inovações de produto ou de processo. Exclui-se a aquisição de bens de capital que integra as atividades de P&D intramuros.
Fonte: Manual de Oslo.
Gabarito do professor: D.