-
NBR 5738:
4.1 Moldes
4.1.1 Cilíndricos
4.1.1.1 Devem ter altura igual ao dobro do diâmetro. O diâmetro deve ser de 10 cm, 15 cm, 20 cm, 25 cm, 30 cm ou 45 cm. As medidas diametrais têm tolerância de 1 % e a altura, 2 %. Os planos das bordas circulares extremas do molde devem ser perpendiculares ao eixo longitudinal do molde.
*Além disso a questão diz respeito as características do concreto no estado fresco, a resistência do concreto à compressão é uma característica do concreto no estado endurecido.
Gabarito: Errado
-
NBR 5738:
7.1 Dimensão dos corpos de prova
A dimensão básica do corpo de prova deve ser no mínimo três vezes maior que a dimensão nominal máxima do agregado graúdo do concreto.
-
Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova
ABNT NBR 5738/2015
------------------------------
Moldes
-> Diâmetros possíveis:10 cm, 15 cm, 20 cm, 25 cm, 30 cm ou 45 cm
-> Diâmetro mínimo: 3 x dmax
-> Altura: 2 x Ø
Cura (cilíndricos)
-> Primeiras 24 horas: superfície horizontal rígida, livre de vibrações e de qualquer outra ação que possa perturbar o concreto
-> Após 24 horas
a) comprovar a qualidade e a uniformidade do concreto: câmara úmida ou da água do tanque
b) condições de proteção e cura do concreto: local mais próximo possível de onde foi extraída a amostra de concreto
-
No Brasil, o ensaio de resistência à compressão é normatizado pela NBR 5738/2015: Concreto — Procedimento para moldagem e cura.
Segundo a norma, a dimensão básica do corpo de prova deve ser no mínimo três vezes maior que a dimensão nominal máxima do agregado graúdo do concreto.
Perceba que com isso, a norma restringe o tamanho do agregado graúdo e evita a moldagem do corpo de prova com agregados muito grandes que podem comprometer o resultado do ensaio.
Vale citar que agregados muito grandes tornam difícil o adensamento, a preparação do ensaio na prensa e afetam a análise dos resultados, uma vez que os agregados possuem maiores resistências mecânicas que o concreto.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
Pessoal, o que pode causar confusão na nossa cabeça é que o diâmetro do TUBO que DESPEJA concreto deve ser no mínimo 4 vezes maior que o agregado utilizado. Enquanto que o diâmetro do corpo de prova deve ser no mínimo 3x o Dmáx do agregado. Então, cuidado pra não trocar.