-
Errado.
Esse cimento DEVE SER EVITADO para elementos estruturais com seções de grande porte e para construções em baixas temperaturas DEVIDO A MAIOR VELOCIDADE DE LIBERAÇÃO DE CALOR HIDRATAÇÃO.
Tecnologia do Concreto - 2ed - A. M. Neville
-
Em elementos estruturais de grande dimensão é interessante utilizar cimento menos reativos. Mas, acredito, correlacionado a baixa temperatura poderia ser utilizado o reativo, no caso o CPV, uma vez que caso colocasse um aglomerante menos reativo teríamos um problema com relação a pega, seria mais demorada.
No caso, a questão erra devido o uso para grande peças estruturais.
Minha opinião.
Caso esteja errado, corrija-me!
Obrigado.
-
Errado
Usualmente vemos bastante o Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CPV ARI), que é um cimento rico em C3S, componente responsável pela resistência inicial. Porém, esse cimento libera alta quantidade de calor em poucas horas, contribuindo para o calor de hidratação. Também é preciso tomar muito cuidado com o teor de C3A do cimento, que é mais baixo do que o C3S, mas tem altíssima liberação de energia nas primeiras horas.
-
De acordo com A. M. Neville (Livro Tecnologia do concreto 2ed), temos:
“O cimento Portland de alta resistência inicial não deve ser utilizado em obras de concreto massa ou em elementos estruturais com seções de grande porte devido à maior velocidade de liberação de calor de hidratação. Por outro lado, para construções em baixas temperaturas, o uso desse cimento é uma alternativa satisfatória contra os danos causados pelo congelamento nas primeiras idades. ”
-
O cimento Portland de alta resistência inicial (CP V – ARI) é um cimento praticamente puro com adições de até 5% de materiais carbonáticos. Apresenta moagem mais fina do clínquer e maior porcentagem de C3S, consequentemente, o CP V – ARI possui maior reatividade e atinge altas resistências já nos primeiros dias da aplicação (até 26 MPa, em apenas 1 dia de idade).
É usado em obras com desforma rápida ou naquelas que é necessário a obtenção de resistência mecânica em poucos dias após a concretagem da estrutura. No entanto, o CP V não pode ser utilizado em obras de concreto massa (com seções de grande porte) e para construções em baixas temperatura, pois devido a alta liberação de calor de hidratação ocorrerá o aparecimento de quadros de fissuras generalizadas, praticamente condenando toda a estrutura.
Tenha em mente que em seções grandes, a grande liberação de calor induz tensões de origem térmicas na estrutura, o que provocará o seu fissuramento. Já para baixas temperaturas, o gradiente de temperatura, também provocará tensões internas responsáveis pelo aparecimento de fissuras generalizadas. Para esses casos, é recomendado usar o cimento CP III ou CP IV.
Gabarito do Professor: ERRADO.
-
ERRADO
- Sua rapidez em resistência inicial significa maior liberação de calor de hidratação, logo não se deve usar em obras de grandes seções ou de massa elevada.
- Em contrapartida a sua elevada taxa de calor de hidratação combate os danos de congelamento precoce na concretagem em baixas temperaturas.