Enrocamento é um maciço composto por blocos de rocha compactados. É muito utilizado na construção de barragens de gravidade de face ou de núcleo impermeável e na proteção da face de montante de barragens de terra, servindo, nesse caso, como proteção contra a erosão provocada pelas ondas formadas no reservatório e pelo movimento de subida e descida no nível da água.
Esta técnica é também utilizada na construção de quebra-mares, mollhes e na regularização de margens de rio, pela sua resistência à erosão e capacidade para dissipar a força da vaga.
Nas barragens de enrocamento, o aterro é feito com fragmentos de rocha ou cascalho, compactado em camadas. Devem possuir uma zona impermeável, formada por solos e filtros de material granular. Geralmente, uma barragem de enrocamento apresenta mais de 50% de material permeável compactado ou descarregado. As mais comuns são as de núcleo interno de argila, existindo algumas com face de concreto e, mais recentemente, barragens de enrocamento com núcleo de asfalto. A estabilidade da obra é resultante do seu peso e da imbricação das partículas dos diferentes materiais que constituem a barragem.
"O enrocamento, que consiste em um tipo de revestimento usado em canais, é constituído por estruturas de grades metálicas com preenchimento de pedras."
A questão da a definição de gabiões.
"Um gabião ou cestão é um tipo de estrutura armada, flexível, drenante e de grande durabilidade e resistência. Os gabiões são produzidos com malha de fios de aço doce recozido e galvanizado, em dupla torção, amarradas nas extremidades e vértices por fios de diâmetro maior. São preenchidos com seixos ou pedras britadas."
"Os gabiões do tipo colchão são de reduzida espessura e têm a finalidade de estabilizar as paredes e o fundo do canal"