A bacia subterrânea ou enterrada é um tipo de tanque estanque construído abaixo do solo, com paredes em concreto impermeável, permitindo o aproveitamento da superfície para outras finalidades, como uma praça, área verde gramada ou terreno de esporte.
Pode-se ainda construi-la escavando o solo e preenchendo-o com material poroso estrutural, como a brita. Temos, portanto, que a bacia subterrânea funciona como uma bacia de detenção impermeável a céu aberto, amenizando o escoamento pluvial nela introduzido por efeito de laminação controlado na saída por orifício e válvula no fundo.
Nas bacias subterrâneas em concreto também há um vertedor de extravasamento por questões de segurança.
Este tipo de bacia deve estar equipada com dispositivos de proteção contra poluição e aporte de sólidos (sedimentos e lixo) e dispositivos contra emissão de gases tóxicos que possam se formar.
É necessário que seja feita uma limpeza após cada utilização, o que dificulta a sua utilização em regiões com frequência de precipitações.
FONTE: https://docplayer.com.br/80038419-Escola-politecnica-da-universidade-de-sao-paulo-departamento-de-engenharia-hidraulica-e-sanitaria-phd2537-aguas-em-ambientes-urbanos.html