SóProvas


ID
3182746
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria de Obras Públicas
Assuntos

As obras de arte especiais (OAEs), dotadas de características estruturais, construtivas e funcionais específicas, demandam habilidades técnicas para seu projeto, sua execução e manutenção. Julgue o próximo item, que tratam desses elementos de engenharia comumente presentes em obras rodoviárias.


O preenchimento de bainhas ou dutos de armadura de protensão de peças de concreto protendido pode ser feito por meio de injeção de calda de cimento.

Alternativas
Comentários
  • Correto!

    Pois a calda de cimento proporciona aderência posterior da armadura de protensão com o concreto, como também a proteção da armadura ativa contra a corrosão.

  • A calda, ou nata de cimento injetada no interior da bainha, tem como função proporcionar a aderência entre a armadura de protensão e o concreto da peça, na pós-tração, e proteger a armadura contra a corrosão (Figura 97). Cerca de 36 a 44 kg de água são utilizados para cada 100 kg de cimento. A norma NBR 7681 (Calda de cimento para injeção) fixa as condições exigidas para as caldas.

    A proteção das armaduras ativas externas deve ser garantida pela bainha, completada por graute, calda de cimento Portland sem adições ou graxa especialmente formulada para esse fim. Atenção especial deve ser dedicada à proteção contra corrosão das ancoragens das armaduras ativas. (itens 7.4.5 e 7.4.6 NBR 6118: 2014).

    @mateusripol