SóProvas


ID
3185137
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Brasil, a hanseníase ainda se constitui em um problema de saúde pública que exige uma vigilância resolutiva. De acordo com o Guia para o Controle da Hanseníase (2017), que integra a série de Cadernos de Atenção Básica, marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Um caso de hanseníase é uma pessoa que apresenta uma ou mais de uma das seguintes características: lesão (ões) de pele com alteração de sensibilidade; acometimento de nervo (s) com espessamento neural; baciloscopia positiva.

  • Resposta: A

    A hanseníase é causada pelo Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que é um parasita intracelular obrigatório, com afinidade por células cutâneas e por células dos nervos periféricos, que se instala no organismo da pessoa infectada, podendo se multiplicar.

    O tempo de multiplicação do bacilo é lento, podendo durar, em média, de 11 a 16 dias.

    O M.leprae tem alta infectividade e baixa patogenicidade, isto é infecta muitas pessoas no entanto só poucas adoecem.

    O homem é reconhecido como única fonte de infecção (reservatório), embora tenham sido identificados animais naturalmente infectados.

  • Questãozinha confusa, hem? Eu acredito que caberia recurso.

    LETRA E - A transmissão do M. leprae se dá por meio de convivência muito próxima e prolongada com o doente da forma transmissora, chamada multibacilar, que não se encontra em tratamento, por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz. Tocar a pele do paciente não transmite a hanseníase.

    O que há de errado nessa alternativa? Sim, apenas a forma multibacilar é transmissora. Sim, somente é transmitido até o início do tratamento. Sim, é por contato com gotículas de saliva ou secreções do nariz e, sim, tocar na pele do paciente não transmite hanseníase.