SóProvas


ID
3185140
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Brasil está entre os 30 países de alta carga para tuberculose (Tb), considerados prioritários pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o controle da doença no mundo. De acordo com o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose do Ministério da Saúde, são afirmações corretas sobre a Tb, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • LETRA: C

    O acompanhamento do tratamento consiste nas seguintes atividades: acompanhamento clínico para todos os casos; controle bacteriológico para os casos pulmonares; e controle radiológico, principalmente quando o exame de imagem tiver sido utilizado como parâmetro auxiliar para o diagnóstico.

    O controle radiológico pode ser realizado após o segundo mês de tratamento, para acompanhar a regressão ou ampliação das lesões iniciais, especialmente nos casos pulmonares com exames bacteriológicos negativos e na ausência de expectoração para controle bacteriológico. Na vigência de evolução clínica favorável, outro exame radiológico pode ser realizado somente ao final do tratamento. Também pode ser realizado em qualquer momento do tratamento a critério clínico.

    Caso disponível, recomenda-se a solicitação de função hepática, função renal e glicemia de jejum ao início do tratamento. 

    Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil (2019).

  • Tuberculose monorresistente: caso de tuberculose causado por bacilo resistente a um fármaco antituberculose de primeira linha. Tuberculose polirresistente: caso de tuberculose causado por bacilo resistente a mais de um fármaco antituberculose de primeira linha (exceto isoniazida e rifampicina, o que caracteriza multirresistência).

    FONTE: Artigo da scielo :Tratamento da tuberculose