SóProvas


ID
3185203
Banca
IF-MT
Órgão
IF-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A durabilidade do concreto de cimento Portland corresponde a sua capacidade de resistir à ação de intempéries, ataque químico, abrasão ou qualquer outro processo de deterioração, segundo ACI Commitee 201 (MEHTA, MONTEIRO, 2008). Sobre os vários processos de deterioração do concreto e suas patologias, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Os mecanismos preponderantes de envelhecimento e deterioração do concreto são:

    - lixiviação: é o mecanismo responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas puras, carbônicas agressivas, ácidas e outras. Para prevenir sua ocorrência, recomenda-se restringir a fissuração, de forma a minimizar a infiltração de água, e proteger as superfícies expostas com produtos específicos, como os hidrófugos;

    - expansão por sulfato: é a expansão por ação de águas ou solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos, dando origem a reações expansivas e deletérias com a pasta de cimento hidratado. A prevenção pode ser feita pelo uso de cimento resistente a sulfatos;

    - reações álcali-agregado: é a expansão por ação das reações entre os álcalis do concreto e agregados reativos.

    _________________________________________________________________________________________________________

    Os mecanismos preponderantes de deterioração relativos à armadura são:

    - despassivação por carbonatação, ou seja, por ação do gás carbônico da atmosfera sobre o aço da armadura. As medidas preventivas consistem em dificultar o ingresso dos agentes agressivos ao interior do concreto. O cobrimento das armaduras e o controle da fissuração minimizam este efeito, sendo recomendável o uso de um concreto de pequena porosidade; e

    - despassivação por ação de cloretos: consiste na ruptura local da camada de passivação, causada por elevado teor de íon-cloro. As medidas preventivas consistem em dificultar o ingresso dos agentes agressivos ao interior do concreto. O cobrimento das armaduras e o controle da fissuração minimizam este efeito, sendo recomendável o uso de um concreto de pequena porosidade. O uso de cimento composto com adição de escória ou material pozolânico é também recomendável nestes casos.

    _________________________________________________________________________________________________________

    os mecanismos de deterioração da estrutura propriamente dita são todos aqueles relacionados às ações mecânicas, movimentações de origem térmica, impactos, ações cíclicas, retração,fluência e relaxação.

    Alguns exemplos de medidas preventivas:

    - barreiras protetoras em pilares (de viadutos, pontes e outros) sujeitos a choques mecânicos;

    - período de cura após a concretagem;

    - juntas de dilatação em estruturas sujeitas a variações volumétricas;

    - isolamentos térmicos, em casos específicos, para evitar patologias devidas a variações térmicas.

  • A

    São processos responsáveis pela fissuração do concreto: abrasão, erosão e cavitação.

    B

    A degradação do concreto, devido às reações químicas entre o cimento Portland hidratado e os íons sulfatos oriundos de uma fonte externa, apresenta manifestações patológicas na forma de expansão e fissuração e na diminuição progressiva da resistência e perda de massa.

    C

    A reação álcali-agregado leva à perda de resistência e módulo de deformação, sendo a sua causa externa e decorrente da exposição do concreto a ambientes quentes e secos.

    D

    O efeito deletério do fogo sobre o concreto se restringe apenas à pasta de cimento hidratada, ao seu grau de hidratação e ao estado de umidade, sendo os agregados inertes ao aumento de temperatura.

    E

    A carbonatação é um processo benéfico ao concreto armado, visto que produz aumento da resistência mecânica ao longo do tempo.