SóProvas


ID
3185284
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Considere as asserções a seguir, a respeito do processo de autenticação usando criptografia assimétrica:

O autor utiliza sua chave privada para cifrar um documento de modo a garantir sua autoria ou sua identificação em uma transação. Se este autor cifrar um documento com sua chave privada e enviar para o destinatário, este poderá decifrar o documento

PORQUE

pode ter acesso à chave privada do autor. O fato de ser necessário o uso da chave privada do autor para produzir o texto cifrado caracteriza uma operação que somente ele tem condições de realizar.


É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A chave privada é acessível somente ao dono dela . Logo, assetiva II errada

  • O destinatário deveria usar a chave pública pra decifrar, dessa forma haveria a garantia de autenticidade.

  • Letra D. A primeira informa que ele usou a chave privada dele pra cifrar o documento e que o destinatário pode decifrar. Verdade, pois é justamente uma característica de criptografia assimétrica. Um cifra com uma chave privada e o outro decifra com a chave pública (ou o contrário). Obs.: Na criptografia assimétrica se utiliza 2 chaves (Chamada Pública e Privada) Agora a segunda parte que completa a primeira acaba sendo característica de criptografia simétrica (Utiliza 1 única chave para cifrar e decifrar), pois diz que ele pode decifrar o documento porque tem acesso a chave privada do remetente. Isso já deixa como uma afirmação FALSA. Pq o tema da questão é sobre criptografia assimétrica.
  • Na criptografia assimétrica, se o autor cifrar com sua chave privada o destinatário só poderá decifrar com a chave publica do autor, garantindo assim a autoria. Com isso, a primeira alternativa está correta. A segunda alternativa esta incorreta pois somente o autor pode ter acesso a sua chave privada.

    ALTERNATIVA D

  • Discordo do GABARITO.

    De acordo com Tanenbaum, na criptografia de Chave Assimétrica (ou Pública), a chave pública é utilizada para criptografar e a chave privada é utilizada para descriptografar. Dessa forma, as duas asserções estão ERRADAS, a meu ver.

    ". A criptografia de chave pública exige que cada usuário tenha duas chaves: uma chave pública, usada pelo mundo inteiro para criptografar as mensagens a serem enviadas para esse usuário, e uma chave Privada, que o usuário utiliza para descriptografar mensagens."

    FONTE: Tanenbaum

    GABARITO: a meu ver, letra B

    #PegaOBizu