SóProvas


ID
3185632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Tendo como referência as disposições do Regimento Interno do TCE/PA, assinale a opção correta, a respeito da atuação do tribunal em sua função fiscalizadora de órgãos e entidades públicas estaduais.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADO, não compete ao tribunal "a autoridade administrativa competente, sob pena de responsabilidade solidária, deverá imeadiatamente adotar providências com vistas à instauração da tomada de contas especial para apuração dos fatos(...)" (RITCE-RJ).

    b)ERRADO, Não existe a hipótese de tal departamento oferecer denúncia. "o Tribunal de Contas ordena, desde logo, a conversão do Processo em Tomada de Contas Especial. Não existe a hipótese de tal departamento oferecer denúncia(...)". (RITCE-RJ)

    C)correto

    D)ERRADO, não é qualquer pessoa, deve ser cidadão no gozo de seus direitos políticos. Assim como na ação civil pública. Via de regra, a legitimidade, das pessoas em geral, é garantida para denunciar fraudes licitatórias. "§ "2º Qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato é parte legítima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da União." Em contrapartida nas licitações temos o seguinte: (a) "Art. 101.  Qualquer pessoa poderá provocar, para os efeitos desta Lei, a iniciativa do Ministério Público, fornecendo-lhe, por escrito, informações sobre o fato e sua autoria, bem como as circunstâncias em que se deu a ocorrência. "; e (b) "§ 1  Qualquer licitante, contratado ou pessoa física ou jurídica poderá representar ao Tribunal de Contas ou aos órgãos integrantes do sistema de controle interno contra irregularidades na aplicação desta Lei, para os fins do disposto neste artigo."

    E)ERRADO, É um título executivo Extrajudicial e não judicial como a questão anunciou.

  • R.I TCE-SC

    Letra A)

    Art. 34. Se configurada a ocorrência de desfalque, desvio de bens ou outra irregularidade de que resulte dano ao erário, o Tribunal determinará a conversão do processo em tomada de contas especial se o dano apurado for de valor superior àquele previsto no § 2º do art. 12 deste Regimento, ordenando a citação do responsável na forma do disposto no inciso II do art. 17 deste Regimento.

    § 1º Se o dano for inferior à quantia a que alude o § 2º do art. 12 deste Regimento, estando definida a responsabilidade individual ou solidária pelos respectivos atos, o Relator, por despacho singular, determinará a conversão do processo em Tomada de Contas Especial, ordenando a citação do responsável na forma do disposto no inciso II do art. 17 deste Regimento.

    Creio que o erro está em dizer que o TCE determinará, quando na verdade é o relator.