SóProvas


ID
3187453
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os principais critérios diagnósticos para o transtorno de personalidade borderline se referem a um padrão de

Alternativas
Comentários
  • Transtorno da personalidade borderline (TPB) é um padrão de comportamento anormal caracterizado por instabilidade nos relacionamentos interpessoais, instabilidade na imagem de si próprio e instabilidade emotiva.

    GABARITO: C.

  • Os aspectos da alternativa A se referem ao Transtorno da Personalidade Histriônica.
  • Ué gente, mas no Borderline também não existe ideação suicida ?

  • acho que a letra A, descreve muitas características da personalidade Borderline. Muito estranha essa questão
  • Letra C. A questão central do transtorno de personalidade borderline e a instabilidade em várias áreas, inclusive nas emoções e nas relações interpessoais. Tem ideação suicida também, mas aquelas outras características trazidas na letra b não são do transtorno borderline. A letra A é referente a histrionica, e a letra E a personalidade antissocial. Letra D: transtorno de personalidade evitativa.

  • Os principais critérios diagnósticos para o transtorno de personalidade borderline se referem a um padrão de

    GABARITO: C

    C- comportamento instável em suas relações interpessoais, sentimentos crônicos de vazio e de abandono, impulsividade.

    Característica essencial do transtorno de personalidade boderline é um padrão difuso de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de impulsividade acentuada que surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos.

    INCORRETA

    A- emoções difusas, busca de atenção em excesso, expressão superficial das emoções e discurso excessivamente impressionista.

    Característica essencial do T. de personalidade histriônica é a emocionalidade excessiva e difusa e o comportamento de busca de atenção que surge no começo da vida adulta e está presente em vários contextos.

    INCORRETA

    B- comportamento explosivo, raiva intensa, ciclos episódicos de humor, comportamentos compulsivos e pensamentos de morte.

    Essas características em conjunto não se encaixam em nenhum transtorno de personalidade.

    INCORRETA

    D- comportamento de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade à avaliação negativa, medo de críticas ou rejeição em situações sociais.

    Característica essencial do T. de personalidade evitativa padrão difuso de evitação social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade a avaliação negativa que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos.

    INCORRETA

    E- fracasso em fazer planos para o futuro e um sentimento indefinido de desconsideração e violação dos direitos das outras pessoas.

    Característica essencial do T. de personalidade antissocial padrão difuso de indiferença e violação do direito dos outros, o qual surge na infância ou no início da adolescência e continua na vida adulta.

    FONTE: DSM-5

  • a) características do transtorno de personalidade histriônica;

    b) mistura de características do TOC, do TDDH e do transtorno ciclotímico;

    d) características do transtorno de personalidade evitativa;

    e) características do transtorno de personalidade antissocial;

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: C

  • Os principais critérios diagnósticos para o transtorno de personalidade borderline se referem a um padrão de comportamento instável em suas relações interpessoais, sentimentos crônicos de vazio e de abandono, impulsividade.

    A Síndrome de Borderline, também chamada de transtorno de personalidade limítrofe, é caracterizada pelas mudanças súbitas de humor, medo de ser abandonado pelos amigos e comportamentos impulsivos, como gastar dinheiro descontroladamente ou comer compulsivamente, por exemplo.

    Geralmente, as pessoas com Síndrome de Borderline têm momentos em que estão estáveis, que alternam com surtos psicóticos, manifestando comportamentos descontrolados. Esses sintomas começam a se manifestar na adolescência e se tornam mais frequentes no início da vida adulta.

    Por vezes, esta síndrome é confundida com doenças como esquizofrenia ou doença bipolar, mas a duração e intensidade das emoções é diferente, sendo fundamental ser avaliado por um psiquiatra para saber o diagnóstico correto e iniciar o tratamento adequado.

  • A) emoções difusas, busca de atenção em excesso, expressão superficial das emoções e discurso excessivamente impressionista.

    Aqui se refere ao transtorno de personalidade histriônica.

    B) comportamento explosivo, raiva intensa, ciclos episódicos de humor, comportamentos compulsivos e pensamentos de morte.

    Não se refere a nenhum transtorno mental do DSM 5, FCC descreveu alguns sintomas aleatórios neste item. A raiva intensa de fato é uma caracteristica do transtorno de personalidade borderline, mas os outros não. Sobre o item pensamentos de morte, na verdade está escrito da seguinte maneira no DSM 5: gestos ou ameaças suicidas ou de comportamento automutilante”, portanto não se fala em pensamento de morte.

    Comportamento compulsivo: pode haver sim no transtorno. Mas o que é critério diagnóstico não é a compulsividade…

    Diferença entre Ato impulsivo e Ato compulsivo:

    Ato impulsivo: curso circuito do ato voluntário, há um salto da fase de intenção à fase de execução; geralmente, é egossintônico. Ex: transtorno de personalidade boderline, RDAH, entre outros.

    Ato compulsivo: reconhecimento pelo indivíduo como indesejável e inadequado (egodistônico), há tentativa de refreá-lo ou adiá-lo. Ex: TOC; Transtorno de acumulação, entre outros (Dalgalarrondo, 2019).

    C) comportamento instável em suas relações interpessoais, sentimentos crônicos de vazio e de abandono, impulsividade.

    Resposta correta. Os principais critérios diagnósticos para o transtorno de personalidade borderline se referem a um padrão de Transtorno de Personalidade Borderline: um padrão difuso de INstabilidade das relações interpessoais, da autoimagem e dos afetos e de IMpulsividade acentuada que surge no início da vida adulta e está presente em vários contextos. Pessoal, lembrou do transtorno de personalidade, lembrou do IM: INSTABILIDADE E IMPULSIVIDADE. Lembra do IN?! Instabilidade e impulsividade.

    D) comportamento de inibição social, sentimentos de inadequação e hipersensibilidade à avaliação negativa, medo de críticas ou rejeição em situações sociais.

    Transtorno de Personalidade evitativa.

    E) fracasso em fazer planos para o futuro e um sentimento indefinido de desconsideração e violação dos direitos das outras pessoas.

    Transtorno de Personalidade Antissocial.