Classificação dos sistemas de instalação hidráulica de água fria
Os sistemas de água fria podem ser classificados em diretos, indiretos ou mistos.
Direto: São sistemas diretos aqueles em que não há a utilização de reservatório e a água é abastecida diretamente da rede pública para os pontos de utilização. A vantagem desse sistema é o seu baixo custo porém se houver qualquer interrupção na rede, faltará água na edificação.
Indireto: No sistema indireto há o uso de reservatórios de água, garantindo o uso de água mesmo quando há a interrupção de fornecimento pela rede pública. O dimensionamento das caixas d’água é feito por meio de cálculo do uso diário de acordo com o tipo de edificação e a quantidade de pessoas que irão utilizar a água.
Misto: O abastecimento nesse caso é realizado tanto pelo sistema direto quanto pelo indireto. O sistema direto fica responsável por abastecer as torneiras externas, tanques e pontos de utilização no térreo. Já o sistema indireto, fica encarregado de abastecer os demais pontos de utilização que não contam com pressão suficiente para serem abastecidos diretamente e por abastecer dispositivos de higiene, como chuveiros e torneiras internas.