SóProvas


ID
3188539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Nas auditorias, os seguintes procedimentos devem ser realizados pelos auditores governamentais:


I observar se as transações realizadas estão devidamente documentadas, se a documentação que suporta as operações contém indícios de inidoneidade e se profissionais competentes realizaram as transações e produziram a documentação-suporte;


II conferir a apuração realizada por terceiros e, fazendo-se necessária a efetivação de apurações próprias, compará-las, ao final, com aquelas apresentadas pelo fiscalizado;


III realizar a confirmação com terceiros de fatos alegados pela entidade fiscalizada;


IV verificar a compatibilidade entre o saldo das contas sintéticas com aqueles das contas analíticas da entidade fiscalizada;


V averiguar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes e quantidades absolutas, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas.


Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a denominação correta de cada um desses procedimentos.

Alternativas
Comentários
  • Exame documental (inspeção na NBC TA 500): A inspeção envolve o exame de registros ou documentos, internos ou externos, em papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de ativo.

    Conferência de cálculos (recálculo na NBC TA 500): O recálculo consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros. O recálculo pode ser realizado manual ou eletronicamente.

    Circularização (confirmação externa na NBC TA 500): Uma confirmação externa representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos. Contudo, as confirmações externas não precisam se restringir apenas a saldos contábeis.

    Revisão Analítica (procedimentos analíticos na NBC TA 500): Os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.

    Entre os procedimentos listados na NBC TA 500 não achei um que corresponderia a conciliação. Se alguém souber se a definição de conciliação está em outra norma de auditoria cole aqui por favor :)

  • Observação: é o processo de visitação e acompanhamento técnico, no qual o próprio profissional de auditoria governamental observa, in loco, atenta e minuciosamente, sistemas ou processos operacionais da Administração Pública, ou ainda atividades dos gestores, administradores, servidores, empregados ou representantes de um ente público, no ambiente interno ou externo, objetivando, precipuamente, verificar o seu funcionamento.  "trecho tirado da aula do Estratégia"

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia

    Questão aborda os procedimentos de auditoria governamental previstos em normas de auditoria governamental.  Em  geral,  a  Cespe  adora  os  procedimentos  de  auditoria  das  demonstrações contábeis, em especial, os previstos na NBC TA 500(R1).  

    Analisando cada item por meio das palavras-chaves: 

    I - observar se as transações realizadas estão devidamente documentadas, se a documentação que suporta as operações contém indícios de inidoneidade e se profissionais competentes realizaram as transações e produziram a documentação-suporte: EXAME DOCUMENTAL. 

    II - conferir a apuração realizada por terceiros e, fazendo-se necessária a efetivação de apurações próprias,  compará-las,  ao  final,  com  aquelas  apresentadas  pelo  fiscalizado:  CONFERÊNCIA  DE CÁLCULO (essa era a mais estranha, mas dava para sair por eliminação). 

    III  - realizar  a  confirmação  com  terceiros  de  fatos  alegados  pela  entidade  fiscalizada: CIRCULARIZAÇÃO (são sinônimas as expressões). 

    IV  - verificar  a  compatibilidade  entre  o  saldo  das  contas  sintéticas  com  aqueles  das  contas analíticas da entidade fiscalizada: CONCILIAÇÃO  

    V  - averiguar  o  comportamento  de  valores  significativos,  mediante  índices,  quocientes  e quantidades  absolutas,  com  vistas  à  identificação  de  situações  ou  tendências  atípicas:  REVISÃO ANALÍTICA.

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca dos procedimentos utilizados nas atividades de auditoria governamental.

    Vejamos a quais conceitos se referem as definições apresentadas no enunciado:

    Exame documental: observar se as transações realizadas estão devidamente documentadas, se a documentação que suporta as operações contém indícios de inidoneidade e se profissionais competentes realizaram as transações e produziram a documentação-suporte.

    Conferência de cálculos: conferir a apuração realizada por terceiros e, fazendo-se necessária a efetivação de apurações próprias, compará-las, ao final, com aquelas apresentadas pelo fiscalizado.

    Circularização: realizar a confirmação com terceiros de fatos alegados pela entidade fiscalizada.

    Conciliação: verificar a compatibilidade entre o saldo das contas sintéticas com aqueles das contas analíticas da entidade fiscalizada.

    Revisão analítica: averiguar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes e quantidades absolutas, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas.


    Gabarito do Professor: Letra E.