SóProvas


ID
3189079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Nas auditorias, os seguintes procedimentos devem ser realizados pelos auditores governamentais:


I observar se as transações realizadas estão devidamente documentadas, se a documentação que suporta as operações contém indícios de inidoneidade e se profissionais competentes realizaram as transações e produziram a documentação-suporte;


II conferir a apuração realizada por terceiros e, fazendo-se necessária a efetivação de apurações próprias, compará-las, ao final, com aquelas apresentadas pelo fiscalizado;


III realizar a confirmação com terceiros de fatos alegados pela entidade fiscalizada;


IV verificar a compatibilidade entre o saldo das contas sintéticas com aqueles das contas analíticas da entidade fiscalizada;


V averiguar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes e quantidades absolutas, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas.


Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a denominação correta de cada um desses procedimentos.

Alternativas
Comentários
  • GAB E

    exame documental; conferência de cálculos; circularização; conciliação; revisão analítica

  • (FCC/ TRT 12ª Região – An. Judiciário – Contabilidade – 2013)

    Para confirmar se os valores reconhecidos, no período, como despesa de juros referentes a um empréstimo de longo prazo foram calculados adequadamente, o auditor deve utilizar a técnica de:

    GAB: conferência de cálculo.

    ---------

    A18. Uma confirmação externa(CIRCULARIZAÇÃO ou Confirmação com Terceiros) representa evidência de auditoria obtida pelo auditor como resposta escrita de terceiro (a parte que confirma) ao auditor, em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia. Os procedimentos de confirmação externa frequentemente são relevantes no tratamento de afirmações associadas a certos saldos contábeis e seus elementos. 

    (CESPE / SEFAZ RS – 2019) Com o objetivo de confirmar os saldos bancários apresentados, o auditor, por meio de cartas registradas, solicita as informações pertinentes às instituições bancárias das quais a empresa auditada seja cliente. Nesse caso, o auditor realiza uma:

    GAB: circularização

    ----------

    74. (VUNESP/ DESENVOLVE – Auditor – 2014)

    Para detectar e analisar situações anormais e significativas constatadas nas demonstrações contábeis, mais precisamente nas contas do balanço patrimonial e da demonstração do resultado, bem como identificar áreas prioritárias ou áreas com problemas, onde, portanto, deverá concentrar mais atenção, o auditor deverá:

    GAB: aplicar procedimentos de revisão analítica.

  • De acordo com o enunciado verifica-se que o candidato deve demonstrar conhecimento acerca dos principais procedimentos que devem ser realizados pelos auditores governamentais.


    Vejamos os conceitos apresentados:


    Exame documental: visa a verificação dos registros constantes de controles regulamentares, relatórios sistematizados, mapas e demonstrativos formalizados, elaborados de forma manual ou por sistemas informatizados. Trata-se de observar se as transações realizadas estão devidamente documentadas, se a documentação que suporta as operações contém indícios de inidoneidade e se profissionais competentes realizaram as transações e produziram a documentação-suporte.


    Conferência de cálculos: é a constatação de que as operações aritméticas e financeiras estão adequadas. O auditor refaz os cálculos que julgar necessários para atestar a eficiência dos saldos demonstrados, não devendo o auditor subestimar essa técnica que pode revelar erros e distorções nas demonstrações contábeis. Sendo assim, trata-se de conferir a apuração realizada por terceiros e, fazendo-se necessária a efetivação de apurações próprias, compará-las, ao final, com aquelas apresentadas pelo fiscalizado.


    Circularização: também chamada de confirmação externa, é a verificação junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informações obtidas internamente, ou seja, trata-se de realizar a confirmação com terceiros de fatos alegados pela entidade fiscalizada.


    Conciliação: é a comparação e conferência de valores debitados e creditados nas contas de uma organização. Os valores são comparados com auxílio dos relatórios financeiros, demonstrativo e controles de empréstimos e investimentos. Sendo assim, trata-se de verificar a compatibilidade entre o saldo das contas sintéticas com aqueles das contas analíticas da entidade fiscalizada.


    Revisão analítica: faz parte dos testes substantivos e tais procedimentos podem ser realizados durante a fase de planejamento. Os testes substantivos auxiliam no conhecimento das atividades dos sistemas contábil, visto que visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade. Trata-se de averiguar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes e quantidades absolutas, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas.



    Gabarito do Professor: Letra E.