SóProvas


ID
3189739
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em condições de precipitação intensa, a capacidade de drenagem de um rio pode ser inferior à quantidade de água que chega, simultaneamente, ao curso d’água, o que pode resultar em enchentes. As ações de controle dessas enchentes podem ser classificadas em medidas estruturais e não estruturais. É considerada uma medida não estrutural

Alternativas
Comentários
  • Medidas Estruturais Extensivas: C e E

    Medidas Estruturais Intensivas: A e D

  • Gabarito: Letra B

    Podemos resolver a questão por pura interpretação de texto. Se queremos uma medida não estrutural, então não podemos mexer no ambiente natural.

    Assim, só sobra a letra B, pois é uma medida preventiva. Não precisamos alterar em nada o ambiente para fazer a regulação do uso da terra.

    a) ERRADO. Para fazermos desvios no curso d'água, precisamos mexer no ambiente natural.

    b) GABARITO

    c) ERRADO. Se iremos colocar cobertura vegetal, então estamos mexendo no ambiente natural.

    d) ERRADO. Piorou tudo! Se vamos coloacar diques, precisamos mexer no ambiente natural.

    e) ERRADO. Realizar controle de erosão precisa mexer no ambiente natural.

  •  As medidas estruturais são medidas de controle de enchentes e inundações que são essencialmente construtivas, como represas, reservatórios de retenção, melhoramento de canal de rio, canais de desvio e barragens. Essas medidas “não são projetadas para dar uma proteção completa, pois isso exigiria uma proteção contra a maior enchente possível.” (ENOMOTO, 2000, p. 76).

    Medidas não estruturais são as medidas que buscam reduzir os danos ou as consequências das inundações, não por meio de obras, mas pela introdução de normas, regulamentos e programas que visem, por exemplo, o disciplinamento do uso e ocupação do solo, a implementação de sistemas de alerta e a conscientização da população para a manutenção dos dispositivos de drenagem. Para Barbosa (2006, p. 44) 

  • Medidas Estruturais: Podem ser extensivas (Canalização e obras correlatas, bacias, desvios de escoamentos) ou intensivas (pequenos armazenamentos disseminados, recomposição da cobertura vegetal, controle de erosão).

    Medidas Não-estruturais: Planejamento urbano, Lei de uso e ocupação do solo, políticas públicas.

    Gabarito: Letra B

  • As ações de controle de enchentes dividem-se em: medidas estruturais, que são medidas físicas de engenharia, ou seja, obras e intervenções estruturais ou medidas não estruturais, que atuam no controle do uso e ocupação do solo no entorno da bacia.

    Comentando cada alternativa, tem-se:

    A) ERRADA. O controle da vazão por meio do desvio dos cursos d'água é uma medida estrutural, pois envolve a realização de obras. 

    B) CERTA. A regulação do uso da terra, como parte do planejamento, é uma medida não estrutural, pois atua no controle de uso e ocupação no entorno da bacia.  

    C) ERRADA. O controle da cobertura vegetal, de modo a interferir nas vazões máximas, é uma medida estrutural, pois envolve a realização de obras. 

    D) ERRADA. A colocação de diques ao longo dos cursos d'água, por ser ação mitigadora para as áreas ribeirinhas é uma medida estrutural, pois envolve a realização de obras. 

    E) ERRADA. O controle da erosão do solo, para evitar assoreamento dos cursos d'água.  é uma medida estrutural, pois envolve a realização de obras ou intervenções de engenharia. 

    Gabarito do Professor: Letra B.