Gab: D
Durante o reinado de (1750-1777), o primeiro-ministro português , Marquês de Pombal, lançou um projeto efetivo de colonização da . Sob sua orientação, decisões estratégicas de grande alcance foram tomadas, destacando-se a construção de um verdadeiro cordão de fortes e , a fim de barrar as vias de penetração que, pelo Norte e pelo Oeste atingiam a .
Visando à consolidação do domínio na calha do devido à aproximação dos , desde , o seu antecessor, (1706-1750), tendo em vista a exploração de na região, criou a , nomeando como seu primeiro Governador e Capitão-General, a D. . Este fundou , às margens do rio Guaporé que passou a ser a sede da Capitania.
Paralelamente à exploração de ouro por portugueses e paulistas, os espanhóis procuravam o mesmo objetivo, estabelecendo missões ao longo do Guaporé e seus afluentes, gerando uma série de conflitos.
Em virtude destes atritos e para garantir a soberania portuguesa na região, foi construído, em , o , cuja fragilidade levou os espanhóis a tentar sua conquista, só não obtendo êxito em virtude de terem sido vítimas de febres e outros males, cuja fragilidade levou os espanhóis a tentar sua conquista, só não obtendo êxito em virtude de terem sido vítimas de febres e outros males.