SóProvas


ID
3189853
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao tempo da América Portuguesa, durante o reinado de D. José I, foram construídas diversas fortificações na Amazônia, entre as quais o Real Forte da Beira, na margem direita do rio Guaporé.

A respeito dessa fortificação e seu contexto histórico, e da exploração econômica na região amazônica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB-D

  • O Real Forte Príncipe da Beira, também referido como Fortaleza do Príncipe da Beira, localiza-se na margem direita do rio Guaporé, atual município de Costa Marques, no estado de Rondônia, no Brasil.

  • Gab: D

    Durante o reinado de  (1750-1777), o primeiro-ministro português , Marquês de Pombal, lançou um projeto efetivo de colonização da . Sob sua orientação, decisões estratégicas de grande alcance foram tomadas, destacando-se a construção de um verdadeiro cordão de fortes e , a fim de barrar as vias de penetração que, pelo Norte e pelo Oeste atingiam a .

    Visando à consolidação do domínio  na calha do  devido à aproximação dos , desde , o seu antecessor,  (1706-1750), tendo em vista a exploração de  na região, criou a , nomeando como seu primeiro Governador e Capitão-General, a D. . Este fundou , às margens do rio Guaporé que passou a ser a sede da Capitania.

    Paralelamente à exploração de ouro por portugueses e paulistas, os espanhóis procuravam o mesmo objetivo, estabelecendo missões  ao longo do Guaporé e seus afluentes, gerando uma série de conflitos.

    Em virtude destes atritos e para garantir a soberania portuguesa na região, foi construído, em , o , cuja fragilidade levou os espanhóis a tentar sua conquista, só não obtendo êxito em virtude de terem sido vítimas de febres e outros males, cuja fragilidade levou os espanhóis a tentar sua conquista, só não obtendo êxito em virtude de terem sido vítimas de febres e outros males.

  • é oq véi?