SóProvas


ID
3191104
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um dos ataques comuns aos mecanismos de segurança das redes sem fios é a utilização de dicionários por força bruta. Nesse caso, o atacante submete diferentes senhas, baseado em um dicionário de senhas, na expectativa de que alguma senha seja validada. Para evitar este tipo de ataque nativamente, deve ser utilizado o mecanismo de 

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    COMENTÁRIO: Esse protocolo permite um bloqueio quando se usa repetidas tentativas de senhas (força bruta). Ele aplica ainda a individualização de criptografia por usuário na transmissão de dados, dificultando ataques do tipo "Man In The Middle" e outros.

  • Gabarito: d)

     

    Artigo sobre WPA3:

    https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/04/tudo-sobre-o-protocolo-wpa3-que-deixa-a-internet-wi-fi-mais-segura.ghtml

  • Vantagens do WPA3:

    Dificulta a descoberta das senhas: não permite que o atacante capture os dados do handshake e faça um ataque offline de força bruta, como no WPA 2 (assunto da questão).

    Dá maior segurança aos dados antigos: mesmo que o atacante descubra a senha, não conseguirá fazer a decriptação dos dados antigos, mas apenas dos novos.

    Melhora a segurança das redes públicas (sem senha): faz a encriptação do fluxo de dados de cada dispositivo.

    Facilita a conexão aos dispositivos IoT (internet das coisas).

    (Fonte: https://www.pcmag.com/article/362111/what-is-wpa3)

  • Bem simples:

    WPA3 não permite ataque de força bruta!

  • O WPA3 adiciona uma proteção extra ao handshake. A promessa é trazer mais segurança para o novo protocolo contra ataques de "força bruta", quando um hacker maldoso utiliza um código ou uma ferramenta para testar milhares de senhas em questão de minutos.