SóProvas


ID
3191542
Banca
CS-UFG
Órgão
SANEAGO - GO
Ano
2018
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o fragmento.

O fato é que nem o Sudoeste é uma ilha de desenvolvimento, eldorado do Estado, muito menos o Nordeste deve ser considerado o corredor da miséria. Considerá-lo como corredor da miséria é aceitar o discurso e não desconfiar das promessas da modernidade. Basta observar que a modernidade produzida no Sudoeste não foi capaz, até o momento, de minimizar o flagelo de parte significativa da população que vive em favelas ou nas periferias de Rio Verde, Jataí, Mineiros e Santa Helena, entre tantos outros municípios.
ARRAIS, Tadeu Pereira Alencar. Goiás: novas regiões, ou novas formas de olhar velhas regiões. 2002. Observatório Geográfico de Goiás, p. 18. Disponível em:<https://portais.ufg.br/up/215/o/arrais_tadeu_alencar_goi_s_novas_regi_es.pdf>.
. Acesso em: 3 jan. 2018. p. 22.

Ao analisar duas regiões do estado de Goiás, o autor do fragmento apresenta um argumento baseado no seguinte aspecto:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D - no Sudoeste, a expansão agrícola ocasionou a proletarização de parte significativa da população e manteve a produção da miséria.

  • FAZ PARTE DO SUDOESTE GOIANO : MINEIROS, JATAÍ, RIO VERDE E ETC..., se soubesse a localização geografica, já ajudaria a responder a questão.

  • "Considerá-lo como corredor da miséria é aceitar o discurso e não desconfiar das promessas da modernidade. Basta observar que a modernidade produzida no Sudoeste não foi capaz, até o momento, de minimizar o flagelo de parte significativa da população que vive em favelas ou nas periferias de Rio Verde, Jataí, Mineiros e Santa Helena, entre tantos outros municípios".

  • Gabarito: Letra D.

    O Sudoeste do Estado de Goiás é uma microrregião formada por 18 municípios, dentre eles: Jataí (Agroindústria e Agronegócio), Rio Verde (Agroindústria; Grãos, Aves e Suínos), Santa Helena (Cana de Açúcar), ainda conta com: Chapadão do Céu, Quirinópolis, Mineiros, Montividiu, etc. Esta região se destaca por uma intensa expansão agrícola, principalmente por questões relacionadas às questões climáticas e também à regularidade do solo, algo que não se encontra no Nordeste, região de solo irregular que favorece à pecuária extensiva.

    Importante lembrar que o Cerrado não é fértil, assim, a expansão agrícola do Sudoeste só foi possível devido a mecanização do campo, que aconteceu nos anos 70 e 80.

  • Ao analisar duas regiões do estado de Goiás, o autor do fragmento apresenta um argumento baseado no seguinte aspecto: no Sudoeste, a expansão agrícola ocasionou a proletarização de parte significativa da população e manteve a produção da miséria.

    Onde tem indústria, tem proletarização.

  • Definição de Proletarização:

    Ação ou efeito de proletarizar-se; modificação para o proletário.

    Em que há empobrecimento da classe média, fazendo com que esta se aproxime ao estado de vida dos proletários; declínio da classe média.