SóProvas


ID
3191983
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere aos dispositivos de informática utilizados em bibliotecas, julgue o item subsecutivo.


Tanto as impressoras seriais quanto as impressoras a laser são dispositivos de entrada de dados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO

    O que são dispositivos de entrada? Os dispositivos de entrada são aparelhos que ajudam o computador a obter os dados do usuário e inseri-los no sistema de computação. Eles são capazes apenas de enviar dados, e não de receber. É o hardware que retira os dados através da ação do usuário e processa as informações. Por exemplo, quando você digita em um teclado, ele capta a informação que você quer passar e a manda para o computador de modo que conseguimos ver. Exemplos: teclado, mouse, microfone, scanner e telas sensíveis ao toque.

    O que são dispositivos de saída? Os dispositivos de saída desempenham um papel significativo na informação, transformando os dados que estão no computador em uma linguagem identificável para o receptor. Por exemplo, sempre que tocamos uma música no computador, ele processa o arquivo e faz com que o som saia pelos alto-falantes. Assim, podemos ouvir. Outro exemplo é o uso da impressora, que é capaz de transformar um arquivo digital em algo físico. Exemplos: monitores de vídeo, alto-falantes, caixas de som, sensores, óculos de realidade virtual e impressoras.

    E os dispositivos de entrada e saída? Alguns dispositivos funcionam tanto de entrada como saída. Estes podem tanto receber dados de usuários ou de outro dispositivo como também enviar dados para outro dispositivo. Um exemplo desse tipo de dispositivo são as unidades de CD-RW. Estes recebem dados de um computador (entrada) para copiar em um CD gravável, mas também enviam dados contidos em um CD (saída) para um computador. Exemplos: pen drives, modems, câmeras e tablets.

    Fonte: diferenca.com/dispositivos-de-entrada-e-saida/

  • De acordo com Rowley (2002, p. 38-39):

    2.6 Dispositivos de saída

    Os dispositivos de saída aceitam dados procedentes do processador e os convertem para o formato de saída desejado. Os dispositivos de saída são os meios pelos quais os computadores se comunicam com as pessoas.

    Classificam-se as impressoras segundo o volume de dados impressos por meio de um único comando: as impressoras de linhas imprimem uma caractere por vez; e as impressoras de páginas imprimem uma página por vez. As impresoras de jato de tinta e jato de bolha são exemplos de impressora seriais. As de jato de tinta possuem minúsculos esguichos de vaporização que lançam a tinta na página no lugar certo. As impressoras a laser são impressoras de página. A imagem a ser impressa é digitalizada e usada para modular um raio a laser que faz uma varredura sobre um cilíndro fotocondutor, formando uma imagem eletrostática que em seguida é transferida para o papel com o emprego de um toner à base de carbono.

    Gab. Errado

    ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2002.

  • GABARITO: ERRADO

    Todas as impressoras são dispositivos de saída, exceto as impressoras multifuncionais (por conta de suas outras funções). 

  • Esta questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre automação em bibliotecas. 

    Os dispositivos de entrada são os meios pelos quais é possível inserir dados e em informações em um computador, sistema operacional ou software. 

    As impressoras seriais e as impressoras a laser são dispositivos de saída de dados. Os dispositivos de saída recebem dados dos sistemas, processadores e softwares e os converte em um formato inteligível para o usuário em papel, áudiovídeo e outros suportes. 

    Outros exemplos de dispositivos de saída são os monitores de vídeo, os alto-falantes, alguns sensores, óculos de realidade virtual, impressoras de diversos tipos, entre outros. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • ERRADO.

    São dispositivos de saída.