-
Gabarito: CERTO
O que são dispositivos de entrada? Os dispositivos de entrada são aparelhos que ajudam o computador a obter os dados do usuário e inseri-los no sistema de computação. Eles são capazes apenas de enviar dados, e não de receber. É o hardware que retira os dados através da ação do usuário e processa as informações. Por exemplo, quando você digita em um teclado, ele capta a informação que você quer passar e a manda para o computador de modo que conseguimos ver. Exemplos: teclado, mouse, microfone, scanner e telas sensíveis ao toque.
O que são dispositivos de saída? Os dispositivos de saída desempenham um papel significativo na informação, transformando os dados que estão no computador em uma linguagem identificável para o receptor. Por exemplo, sempre que tocamos uma música no computador, ele processa o arquivo e faz com que o som saia pelos alto-falantes. Assim, podemos ouvir. Outro exemplo é o uso da impressora, que é capaz de transformar um arquivo digital em algo físico. Exemplos: monitores de vídeo, alto-falantes, caixas de som, sensores, óculos de realidade virtual e impressoras.
E os dispositivos de entrada e saída? Alguns dispositivos funcionam tanto de entrada como saída. Estes podem tanto receber dados de usuários ou de outro dispositivo como também enviar dados para outro dispositivo. Um exemplo desse tipo de dispositivo são as unidades de CD-RW. Estes recebem dados de um computador (entrada) para copiar em um CD gravável, mas também enviam dados contidos em um CD (saída) para um computador. Exemplos: pen drives, modems, câmeras e tablets.
Fonte: diferenca.com/dispositivos-de-entrada-e-saida/
-
De acordo com Rowley (2002, p. 25; 33):
Os dispositivos de entrada aceitam dados, que convertem para uma forma legível por computador e transmitem para a unidade processadora, a qual compreende unidade de controle, unidade aritmética e lógica e memória principal.
O teclado é o dispositivo mais comum de entrada.
Gab. Certo
ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2002.
-
CERTO
Os dispositivos de entrada são aqueles que permitem inserir dados em um computador, ou seja, permitem a interação do homem com o computador.
Exemplos: teclado, mouse, microfone, etc
A CPU é o processador, ou seja, o hardware principal de um computador, responsável pelas operações aritméticas e lógicas, controlando todo seu funcionamento.
Portanto, nota-se que os dados inseridos na maquina pelo teclado são transmitidos à CPU.
Fonte: estratégia
-
Esta questão cobra do candidato conhecimentos básicos sobre informática e equipamentos usados em uma biblioteca.
Os dispositivos de informática usados em uma biblioteca (e em outros ambientes de trabalho) podem ser de três tipos:
1. Entrada: são os dispositivos que enviam dados e executam ações no computador e seus sistemas. São eles: teclado, mouse, leitor óptico, scanner, microfone e telas sensíveis ao toque.
2. Saída: são os dispositivos que recebem e transmitem a informação do computador para o usuário de maneira inteligível. São eles: monitor de vídeo, fones de ouvido, impressoras, caixas de som e alto-falantes.
3. Entrada e saída: são os dispositivos que operam as duas funções. São eles: câmeras, tablets, pen-drives, HDs externos e modems.
Logo, o teclado é indicado corretamente como um dispositivo de entrada de dados em uma CPU.
Gabarito do Professor: CERTO.