SóProvas


ID
3192007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A indexação de assuntos e a redação de resumos são atividades estreitamente relacionadas, pois ambas implicam a preparação de uma representação do conteúdo temático dos documentos. Acerca de indexação e resumos, julgue o item a seguir.


A indexação deve ser orientada ao usuário, adotando-se para cada público uma terminologia específica, tal qual se faz na indexação de imagens no campo da arte

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    De acordo com Lancaster (2003, p. 9), "a indexação de assuntos é normalmente feita visando a atender às necessidades de determinada clientela - os usuários de um centro de informação ou de uma publicação específica. Uma indexação de assuntos eficiente implica que se tome uma decisão não somente quanto ao que é tratado num documento, mas também por que ele se reveste de provável interesse para determinado grupo de usuários. Em outras palavras, não há um conjunto 'correto' de termos de indexação para documento algum. A mesma publicação será indexada de modo bastante diferente, se os grupos de usuários estiverem interessados no documento por diferentes razões."

    LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2003. 452 p.

  • No livro citado pela colega, encontrei o seguinte trecho: "Layne (2002), referindo-se especificamente à indexação de imagens no campo da arte, também admite a necessidade de indexação diferente, com terminologia diferente, para públicos diferentes: o segundo aspecto da escolha do vocabulário para imagens artísticas está em que uma imagem pode interessar a várias disciplinas com diferentes vocabulários. Por exemplo, O nascimento de Esaú e Jacó teria interesse para historiadores da medicina que desejassem usar o vocabulário médico, ao invés de um vocabulário mais comum, na busca de imagens. Evidentemente, não é prático empregar todos os vocabulários possíveis quando da criação de acessos temáticos para imagens artísticas. Mas, se souber ou houver a intenção de que determinado acervo de imagens artísticas será usado por determinada disciplina, talvez valha a pena ponderar quanto ao uso de um vocabulário especializado além do vocabulário geral. Por exemplo, uma imagem de tulipas seria indexada como 'tulipas' ou mesmo 'flores' para usuários comuns, e os nomes científicos das espécies, como 'tulipa turkestanica', seriam empregados como termos de indexação, caso houvesse botânicos entre os seus usuários pretendidos."

    A indexação deve ser orientada ao usuário, adotando-se para cada público uma terminologia específica, tal qual se faz na indexação de imagens no campo da arte [opa, nem sempre, o uso de uma terminologia específica só é possível se tal grupo puder ser identificado, caso contrário, por ser algo subjetivo, é imprescindível que se utilize uma terminologia mais abrangente para que seja possível atender às expectativas de busca informacional de uma forma mais globalizada, democrática]

    Explico melhor o motivo de não concordar com esse gabarito. O que eu aprendi, na indexação, é que nem sempre deverá ser adotado uma terminologia específica, principalmente quando se referir a algo muito subjetivo, como no caso de imagens no campo da arte. Nesse caso, esse tipo de terminologia só seria interessante, como o próprio trecho acima afirma, se a clientela estiver bem definida. Assim ocorre também em bibliotecas públicas, o uso de uma terminologia geral é imprescindível para esse tipo de instituição, pois o nível da sua clientela é indeterminado. Logo, caso se utilize uma terminologia muito específica na indexação, o indexador assumirá o risco de que alguns usuários, talvez, não consigam encontrar a informação que desejam. Nas anotações do meu caderno, feitas com base em artigos científicos da nossa área, anotei: "em instituições que abrangem diversas áreas, os termos para indexação tendem a ser mais genéricos, como por exemplo em bibliotecas públicas ou no caso de indexação de imagens no campo da arte"

    Alguém pode tentar me convencer do contrário? :/

  • Concordo com você, Matheus. Essa questão até me faz lembrar daquele 3 tipos de indexação (centrada no usuário, no domínio e no documento). Infelizmente o cespe é assim e não muda; simplesmente pegam um conceito e jogam. Na maioria das vezes desconsideram contextualização. A gente que lute. Infelizmente. Tenho tentado resolver isso considerando o entendimento da banca com base nas questões anteriores.

  • A questão aborda conceitos ligados as práticas de indexação. 

    O processo de indexação tem como objetivo garantir que, por meio da representação temática dos documentos, o público usuário de determinado material e coleção possa recuperar com mais facilidade possível o material tratado. 

    Para resolver a questão, analisamos abaixo cada trecho da assertiva proposta. 

    “A indexação deve ser orientada ao usuário". Direta ou indiretamente, o processo de indexação pode ser entendido como um processo sempre voltado ao atendimento do usuário, ainda que a indexação possa ser centrada em três possibilidades segundo a literatura: centrada no documento, no usuário ou no domínio. Mesmo quando centrada no documento ou no domínio, a indexação mantém sua função original que é garantir a recuperação da informação por “alguém". Neste caso podemos interpretar que nestas duas formas, a orientação ao usuário é indireta enquanto na centrada ao usuário essa orientação é, naturalmente, direta. Considero que este trecho está correto. 

    “Adotando-se para cada público uma terminologia específica". A depender do público (e da orientação) serão atribuídos termos indexadores diferentes aos documentos. Acredito que a banca fez uma má escolha de palavras ao utilizar nesta assertiva “terminologia específica", o que pode gerar confusão nos candidatos. Acho que a melhor opção, que neste caso acredito que seja a proposta do trecho, seria utilizar “terminologia particular" ou “terminologia adequada" ou outra palavra que não “específica". Digo isso porque “específica" nos leva a uma ideia de especificidade que pode levar o candidato a outras discussões acerca de especificidade e exaustividade. Logo, entendo que o trecho aborda que para cada público, para cada processo de indexação, deve ser usada uma terminologia adequada à situação, aos usuários, à unidade de informação, etc. O trecho representa a subjetividade natural do processo de indexação, representada nas escolhas de cada indexador e como cada documento pode ser indexado de maneira diferente a depender do público. Considero este trecho também como correto. 

    “Tal qual se faz na indexação de imagens no campo da arte". A indexação de imagens do campo da arte, que é subjetiva por natureza, identificará aspectos diferentes nas imagens a depender do uso destas imagens. Este uso influenciará se a indexação usará um vocabulário mais específico ou geral.  

    Considero que a assertiva está correta apesar que a redação apresentada pode levantar questões que, apoiadas por bons argumentos, poderiam sim levar a questão a ser anulada.  

    Gabarito do Professor: CERTO porém, passível de anulação.