Segundo Souza (2009 p. 39):
As tabelas não são de uso obrigatório
Os auxiliares comuns pertencem a três grupos:
a) auxiliares de relação: são os auxiliares de coordenação ou adição, extensão consecutiva, relação simples, subagrupamento ou colchetes, ordenação ou dois pontos duplos. Eles indicam relacionamento entre dois ou mais números principais ou auxiliares.
b) auxiliares independentes: são os auxiliares de língua, forma, lugar, raça e tempo. Eles podem ser utilizados em qualquer posição da notação: no começo, no meio ou no fim.
c) auxiliares dependentes: são os auxiliares de propriedade; materiais; relações, processos e operações; pessoas, asterisco e extensões alfabéticas. Eles são sempre sufixos, ou seja, são sempre acrescentados aos números principais.
Os auxiliares especiais, conhecidos também por analíticas e que são também sinais dependentes, porque são acrescentados aos números principais, são três:
a) analíticas de traço -1/-9
b) analíticas de ponto .01/.09
c) séries de apóstrofos '0/'09
Gab. Errado
SOUZA, Sebastião de. CDU: como entender e utilizar a 2ª edição-padrão internacional em língua portuguesa. Brasília:Thesaurus, 2009.
Esta questão aborda o uso da CDU na classificação de materiais bibliográficos.
Além das classes principais, a CDU também apresenta uma série de tabelas auxiliares que apresentam funções diversas, permitindo que a classificação seja mais específica e facetada de acordo com as necessidades e preferências dos envolvidos no processo.
A assertiva apresenta corretamente a função da tabela auxiliar de relação na CDU, porém, nenhuma tabela auxiliar da CDU é de uso obrigatório como informado na questão.
Logo, a assertiva está incorreta.
Gabarito do Professor: ERRADO.