SóProvas


ID
3192211
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Leia o texto para responder a questão.

Um paciente do gênero masculino, melanoderma, recém-nascido com 10 dias de vida, apresentou lesão ulcerada de coloração esbranquiçada no ventre da língua provocada por dois incisivos centrais decíduos inferiores, presentes desde o nascimento. A mãe, preocupada, procurou atendimento odontológico, porque o bebê apresentava dificuldade na alimentação, choro, irritabilidade, dificuldade para dormir e perda de peso. Concomitantemente, a mãe apresentava lesões na mama devido ao trauma durante a amamentação.

Baseado no texto, pode-se concluir que a principal hipótese diagnóstica é:

Alternativas
Comentários
  • Doença de riga Fede é uma ulceração traumática na superfície ventral da língua comumente associada a dentes natais ou neonatais. Esta lesão pode resultar em uma inadequada sucção do leite e alimentação, colocando o recém-nascido em risco de deficiências nutricio- nais.

  • A doença de Addison, também conhecida como insuficiência adrenal primária e insuficiência adrenocortical primária crônica, é uma endocrinopatia potencialmente fatal caracterizada pela produção insuficiente de hormônios esteroides pelas glândulas adrenais. Os sintomas, geralmente graduais e progressivos, incluem hiperpigmentação de pele e mucosas, fraqueza, perda de peso, hipotensão postural e dor abdominal. Sem tratamento, a doença pode evoluir para uma crise adrenal, cursando com hipotensão arterial, vômitos, lombalgia e perda de consciência. Este quadro agudo pode ser desencadeado por stress por trauma físico, procedimentos cirúrgicos ou infecções.

    Doença de Kawasak: é uma vasculite (inflamação dos vasos) causada por um quadro inflamatório no corpo. Sua causa permanece desconhecida. Algumas crianças infectadas com o novo coronavírus (SARS-CoV-2) desenvolveram o quadro da síndrome de Kawasaki