- ID
- 3192223
- Banca
- COPESE - UFT
- Órgão
- Prefeitura de Porto Nacional - TO
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
Clinicamente, as formas destrutivas de doença periodontal (periodontites) são caracterizadas por sangramento ou supuração do fundo da bolsa periodontal, além de perda óssea e de inserção clínica, frequentemente acompanhadas de recessão gengival. Sobre as formas destrutivas de doença periodontal e seu diagnóstico, analise as afirmativas a seguir:
I. a profundidade de sondagem (PS) é o descritor mais utilizado para o diagnóstico de doença periodontal. Entretanto, o uso desse indicador como critério de diagnóstico não é recomendado, uma vez que a perda de inserção progressiva pode ocorrer independentemente da PS.
II. a PS é o descritor mais utilizado para o diagnóstico de doença periodontal e o uso desse indicador como critério de diagnóstico é amplamente recomendado e confiável, uma vez que a perda de inserção progressiva pode ser determinada pelas radiografias periapicais.
III. o grau de inflamação dos tecidos também deve ser considerado no momento da realização da sondagem, pois um tecido periodontal inflamado perde tonicidade, o que permite uma maior penetração da sonda, superestimando a real medida.
Assinale a alternativa CORRETA.