SóProvas


ID
3192463
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia

A sequência de falas a seguir constitui o registro de observação de Fernando Becker (1996) acerca de uma aula de Língua Portuguesa na terceira série dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Analise-o.

      Diz a professora: "Corrigi a composição [produção de texto] de vocês e fiquei muito preocupada porque vocês não põem ponto, acentuação, seguindo as regrinhas.
       Vocês têm ideias ótimas, jóias... Vocês têm que aprender.
Vou colocar no quadro: vocês sabem mas têm que prestar atenção." [...]. O aluno FAB mostra sua lição. A professora diz: "Há alguma coisa que me doeu os olhos; o que tu escreveste aí? Ele arranca a folha do caderno. Depois reclama da professora: "O que está errado?" A professora insiste em que ele deve descobrir – mas não diz como – o que errou; e arremata: "Quem descobre porque errou não erra nunca mais". [...]. A professora faz "competentemente" a aula girar em torno do assunto. E o faz pela pergunta: "Quando eu quero perguntar eu ponho que ponto? Quando eu quero exclamar eu ponho que ponto? Quando eu quero afirmar... que ponto?

A análise do registro indica que se trata de

Alternativas
Comentários
  • nossa, então serei péssima professora. Pensei que a atitude dela foi assertiva.

  • Uma porcaria de pergunta, acompanhada de uma porcaria de resposta. Desde quando incentivar o aluno a pensar, refletir e reavaliar suas respostas é um equívoco?

  • Quando bati o olho nessa alternativa, logo descartei, pois faço isso sempre.kkk