-
Não há dúvidas de que o projeto ético‐político do Serviço Social brasileiro está vinculado a um projeto de transformação da sociedade. Essa vinculação se dá pela própria exigência que a dimensão política da intervenção profissional põe. Ao atuarmos no movimento contraditório das classes, acabamos por imprimir uma direção social às nossas ações profissionais que favorecem a um ou a outro projeto societário. Nas diversas e variadas ações que efetuamos, como plantões de atendimento, salas de espera, processos de supervisão e/ou planejamento de serviços sociais, das ações mais simples às intervenções mais complexas do cotidiano profissional, nelas mesmas, embutimos determinada direção social entrelaçada por uma valoração ética específica.
Joaquina Barata Teixeira & Marcelo Braz - O Projeto Ético Político do Serviço Social .
-
Importante fazer uma diferenciação dos projetos societários e dos projetos profissionais (Baseando-se em Netto):
Os projetos societários são sempre projetos coletivos, se constituem como propostas para um conjunto de sociedade, há necessariamente uma dimensão política e envolve relações de poder.
Os projetos profissionais se constituem a autoimagem de uma profissão que se legitimam socialmente (legalmente), através de seus arcabouços de legislação que as regulamentam e direciona sua dimensão política quando se posiciona a favor da equidade e justiça social. (Ver os princípios do código de ética profissional atualizado em 2011)
https://www.servicosocialparaconcursos.com/testes
-
Gabarito letra B
O projeto profissional é também um projeto político tendo em vista que a prática profissional do assistente social efetiva-se no conjunto das relações sociais, onde imprime uma determinada direção social.