SóProvas


ID
3193864
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

Conforme a Portaria MPS 403 de 2008, a taxa real de juros utilizada na avaliação atuarial deverá ter como referência a meta estabelecida para as aplicações dos recursos do RPPS na Política de Investimentos do RPPS, limitada ao máximo

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Art. 9º A taxa real de juros utilizada na avaliação atuarial deverá ter como referência a meta estabelecida para as aplicações dos recursos do RPPS na Política de Investimentos do RPPS, limitada ao máximo de 6% (seis por cento) ao ano

  • Para responder a presente questão, é necessária a leitura da Portaria MPS 403/2008, que dispõe sobre as normas aplicáveis às avaliações e reavaliações atuariais dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.




    Avaliação Atuarial é o estudo técnico desenvolvido com o objetivo de estabelecer os recursos necessários para a garantia dos pagamentos dos benefícios previstos pelo plano de benefícios, ou seja, o conjunto de benefícios de natureza previdenciária oferecidos aos segurados do regime próprio de previdência social.


    Nos termos do art. 9º da Portaria MPS 403/2008, a taxa real de juros utilizada na avaliação atuarial deverá ter como referência a meta estabelecida para as aplicações dos recursos do RPPS na Política de Investimentos do RPPS, limitada ao máximo de 6% (seis por cento) ao ano.




    A) A alternativa está correta pois reproduz o art. 9º da Portaria MPS 403/2008, que a taxa real de juros está limitada ao máximo de 6% (seis por cento) ao ano.


    B) A alternativa está incorreta, vez que está limitada ao máximo de 6% (seis por cento) ao ano, nos termos do art. 9º da Portaria MPS 403/2008.


    C) A alternativa está incorreta, vez que está limitada ao máximo de 6% (seis por cento) ao ano, nos termos do art. 9º da Portaria MPS 403/2008.


    D) A alternativa está incorreta, vez que está limitada ao máximo de 6% (seis por cento) ao ano, nos termos do art. 9º da Portaria MPS 403/2008.


    E) A alternativa está incorreta, vez que está limitada ao máximo de 6% (seis por cento) ao ano, nos termos do art. 9º da Portaria MPS 403/2008.


    Gabarito do Professor: A


  • Conforme a Portaria MPS 403 de 2008, a taxa real de juros utilizada na avaliação atuarial deverá ter como referência a meta estabelecida para as aplicações dos recursos do RPPS na Política de Investimentos do RPPS, limitada ao máximo

    de 6% ao ano.

    Art. 9º A taxa real de juros utilizada na avaliação atuarial deverá ter como referência a meta estabelecida para as aplicações dos recursos do RPPS na Política de Investimentos do RPPS, limitada ao máximo de 6% (seis por cento) ao ano

  • Art. 9º A taxa real de juros utilizada na avaliação atuarial deverá ter como referência a meta estabelecida para as aplicações dos recursos do RPPS na Política de Investimentos do RPPS, limitada ao máximo de 6% (seis por cento) ao ano. 

  • B- não é 12% ao ano, é 6% ao ano

    C- índice IPCA: índice que mede a inflação, o que não tem relação com os recursos do RPPS

    D- Selic é a compra de títulos públicos, em que você empresta o dinheiro para o governo. Então, não tem relação com o investimento do RPPS, até onde eu sei

    E- TR ( Taxa referencial): é uma taxa que corrige o FGTS e não o RPPS