SóProvas


ID
319387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O assistente social ingressa nas instituições empregadoras como parte de um coletivo de trabalhadores que implementa as ações institucionais/empresariais, cujo resultado final é fruto de um trabalho combinado ou cooperativo, que assume perfis diferenciados nos vários espaços ocupacionais. Também a relação que o profissional estabelece com o objeto do seu trabalho — as múltiplas expressões da questão social, tal como se expressam na vida dos sujeitos com os quais trabalha — depende do prévio recorte das políticas definidas pelos organismos empregadores, que estabelecem demandas e prioridades a serem atendidas.

M. Iamamoto. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p. 352 (com adaptações).

Com base no texto acima apresentado, assinale a opção correta acerca do processo de trabalho do profissional de serviço social.

Alternativas
Comentários
  • Como se pode observar, existe uma ingerência direta, de parte dos empregadores, na definição do trabalho profissional, na contramão de sua integral autonomia. Entretanto, os componentes universais envolvidos na realização de todo trabalho, qualquer que seja a sua natureza – meios, objeto e o próprio trabalho –, também se repõem no trabalho do assistente social, ainda que sob condições determinadas.
    Na compra e venda da força de trabalho, o trabalhador recebe o valor de troca dessa mercadoria – traduzido no equivalente monetário de seu tempo de trabalho socialmente necessário (tempo de trabalho que é efetivamente remunerado) – e entrega ao empregador o seu valor de uso: o direito de consumo dessa força de trabalho durante um período determinado de tempo, equivalente a uma dada jornada de trabalho, segundo parâmetros estabelecidos pelos contratantes, consoante normas institucionais e acordos formalizados no contrato de trabalho.

     

    M. Iamamoto. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. In: Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009, p. 352

  • Acerca do processo de trabalho do profissional de serviço social nas instituições empregadoras ------------> Existe uma ingerência direta, de parte dos empregadores, na definição do trabalho profissional, na contramão de sua integral autonomia.

  • Tentei marcar a opção correta, alternativa A e não consegui. Seria bom o site verificar por qual motivo não consegue escolher ela. Já respondi várias questões com esse mesmo problema.