-
O resultado ou índice esclerométrico de uma área é expresso pela média dos índices da área.
▪ Será desprezado todo índice que esteja afastado de 10% da média.
▪ A média será de no mínimo 5 pontos, se isto não for possível, a área será desprezada.
-
Ensaio com Esclerômetro
1° Escolhe o local para ensaio e faz um quadrado (o local de ensaio deverá estar sem revestimento)
2° Divide-se o quadrado inicial em 9 quadrados menores
3° Faz uma média dos valores obtidos (soma tudo e divide por 9)
4° Despreza os resultados com desvios maiores e menores que 10%
5° Faz uma nova média com os valores que sobraram (tem que sobrar no mín 5 valores)
6° Multiplica a nova média por 1,02, e joga no ábaco
De forma simplificada é isso ai, se tiver algum erro me corrijam
-
Questão de ensaio a respeito da quantidade de exemplares para o resultado do ensaio esclerométrico.
O ensaio esclerométrico tem como objetivo medir a dureza superficial do concreto, e de forma indireta o valor aproximado da resistência à compressão. A realização do ensaio de esclerometria consiste em uma massa martelo que, impulsionada por mola, choca-se na área de concreto a ser ensaiada (ver figura).
Quanto maior a dureza da superfície, menor a deformação do equipamento, e maior deve ser o recuo ou a reflexão da massa martelo. O equipamento utilizado no ensaio é chamado de esclerômetro de reflexão.
Fonte: Site Eletrônico Modulos Engenharia.
De acordo com a NBR 7584/2012: Concreto Endurecido - Avaliação da dureza superficial pelo esclerômetro de reflexão - Método de ensaio para calcular o índice esclerométrico médio final são necessárias, no mínimo, 5 amostras de impactos. Na impossibilidade da amostragem mínima, o ensaio esclerométrico dessa área deve ser desconsiderado.
Gabarito do Professor: Alternativa D.
-
NBR 7584/2012 – Concreto endurecido – Avaliação da dureza superficial pelo esclerômetro da reflexão – Método de ensaio
5 Resultados
Calcular a média aritmética dos 16 valores individuais (impactos) dos índices esclerométricos correspondentes uma única área de ensaio.
Desprezar todo índice esclerométrico individual que esteja afastado em mais de 10 % do valor médio obtido e calcular a nova média aritmética.
O índice esclerométrico médio final deve ser obtido com no mínimo cinco valores individuais. Quando isso não for possível, o ensaio esclerométrico dessa área deve ser desconsiderado.
Nenhum dos índices esclerométricos individuais restantes deve diferir em mais de 10 % da média final. Se isso ocorrer, o ensaio esclerométrico dessa área deve ser desconsiderado.
Corrigir, se necessário, o valor médio do índice esclerométrico obtido de uma área de ensaio para um índice correspondente à posição horizontal. Os coeficientes de correção devem ser fornecidos pelo fabricante do esclerômetro.
.
Gabarito: Letra D