SóProvas


ID
3194311
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Acerca de despesas antecipadas, julgue o próximo item.

Situação hipotética: O pagamento à vista do prêmio de um seguro com vigência de três anos gerou um lançamento na conta de despesa antecipada. Assertiva: O valor dessa despesa deve ser registrado no ativo realizável a longo prazo do balanço patrimonial.

Alternativas
Comentários
  • CPC 26

    66. O ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios:

    (a) espera-se que seja realizado, ou pretende-se que seja vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade;

    (b) está mantido essencialmente com o propósito de ser negociado;

    (c) espera-se que seja realizado até 12 meses após a data do balanço; ou

    (d) é caixa ou equivalente de caixa (conforme definido no CPC 03), a menos que sua troca ou uso para liquidação de passivo se encontre vedada durante pelo menos 12 meses após a data do balanço.

    Todos os demais ativos devem ser classificados como não circulantes

    LEI 6.404/76

     Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

     I - no ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subseqüente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;

     II - no ativo realizável a longo prazo: os direitos realizáveis após o término do exercício seguinte, assim como os derivados de vendas, adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da companhia, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da companhia;

     Segregado entre ativo circulante (12 meses) e ativo não circulante (24 meses).

    ERRADO

  • Discordo do gabarito falso, pois obrigatoriamente deve ser registrado no ANC, ou seja, deverá ser registrado parte no AC e outra parte no ANC, contudo, de fato terá lançamento no ANC.

  • Errado. Uma parte deve ser registrado no curto prazo e outro parte no longo prazo. Do jeito que foi exposto na questão dá a entender que seria tudo registrado no ANC.

  • o cara até entende de contabilidade, mas erra no português. Tenso!!

  • Lançamentos relativos a despesas antecipadas:

    No momento do pagamento: Debita a conta despesas antecipadas (direito do ativo,portanto, aumentando este grupo) e credita a conta disponível に caixa ou bancos, já que está saindo dinheiro para o pagamento.

    Com o transcurso do tempo: Debita a conta despesa (despesa de seguros, de aluguel, etc.) e credita a conta despesa antecipada (reduzindo o valor do direito conforme o tempo vai passando).

    Não achei erro de Português, ele diz "O valor dessa despesa", logo está falando do valor integral, teria que ser explicito como "Uma parte do valor dessa despesa" para poder afirmar que vai ser registrado no ARLP

  • Uma parte será registrada no AC e outra no ATNC

  • Cespe restringiu, o valor deve ser registrado no ativo circulante e não circulante.

    C - Caixa/Bancos

    D - Seguros a apropriar (AC)

    D - Seguros a apropriar (ANC/ARP)

    Gabarito errado.

  • Diego Farias, mas há 1 ano de disponibilidades de seguro no ativo circulante e 2 anos de disponibilidades nos anos seguintes no ativo não circulante. Então não tem como se falar em ativo não circulante, pois se tu pode usufruir de um direito agora no mês que vem você há de convir comigo que isto jamais será não circulante certo?

    69. O passivo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios:

    (a) espera-se que seja liquidado durante o ciclo operacional normal da entidade;

    (b) está mantido essencialmente para a finalidade de ser negociado;

    (c) deve ser liquidado no período de até doze meses após a data do balanço; ou

    (d) a entidade não tem direito incondicional de diferir a liquidação do passivo durante pelo menos doze meses após a data do balanço (ver item 73).

    Os termos de um passivo que podem, à opção da contraparte, resultar na sua liquidação por meio da emissão de instrumentos patrimoniais não devem afetar a sua classificação.

    Todos os outros passivos devem ser classificados como não circulantes.

    ____________________________________________________________________________________

    - A questão quis enganar o candidato com isso. Porém podemos perceber as diferenças, a empresa pagou à vista o seguro, e neste caso ela fala em financiamento de ativos.

    Art. 180. As obrigações da companhia, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não circulante, serão classificadas no passivo circulante, quando se vencerem no exercício seguinte, e no passivo não circulante, se tiverem vencimento em prazo maior, observado o disposto no parágrafo único do art. 179 desta Lei.

  • Já está errada por começar com "Assertiva: O valor dessa despesa"

    Não é despesa mas sim lançamento.

    Alfartano !!

  • Uma parte, até os 12 meses, será apropriado no ATIVO CIRCULANTE e o restante será registrado no ATIVO NÃO CIRCULANTE.

    Dessa forma, fazemos a separação em DESPESAS ANTECIPADAS no Ativo Circulante (1 ano) e no chamado Ativo Não Circulante (2 anos).

    GABARITO: ERRADO.

  • A questão está errada em dois pontos:

    1º - Ela afirma que é uma despesa, quando ainda não é! A despesa só será reconhecida quando ocorrer o fato gerador. Estaria correto se ele usasse o termo "lançamento".

    2º - Ele afirma que ficaria no ATIVO NÃO CIRCULANTE, o que está errado! Seria ativo circulante e ativo não circulante, pelo tempo de 36 meses (3 anos). Dessa forma, ficaria no mínimo 12 meses e no máximo 23 meses no ativo circulante, e o resto no não circulante.

    Gabarito: ERRADO!

  •  

    Diz respeito ao grupo de direitos que só podem ser realizados em um prazo superior a 360 dias (começando a contar após o último dia do exercício social na publicação do Balanço Patrimonial). 

    Ativos não circulantes realizáveis a longo prazo podem ser contratos de mútuo valor e recuperação de impostos, por exemplo. 

  • (ERRADO)

    "Outra parecida"

    Ano: 2020 Banca: CESPE Órgão: SEFAZ-AL

    Determinada sociedade anônima contratou um seguro contra incêndio, com vigência de três anos, e pagou integralmente o prêmio do seguro à companhia seguradora no ato da contratação.

    Para a empresa segurada, trata-se de um fato contábil permutativo, com efeitos patrimoniais imediatos em contas do ativo circulante e do ativo realizável a longo prazo. (CERTO)

  • ERRADO

    Os seguros a vencer são segregados em ativo circulante e ativo não circulante realizável a longo prazo. Para a parte que vencer até 12 meses da data do balanço, será classificada no ativo circulante. Para a outra parte que vencer após 12 meses da data do balanço, será classificada no ativo não circulante realizável a longo prazo.

  • O pagamento a vista de prêmio de seguros, com vigência de três anos, enseja a segregação do direito no ativo circulante (AC) e ativo não circulante realizável a longo prazo (ANC/RLP). Supondo um valor de R$ 15.000 para o seguro, em 01/01/20xx, ficaria assim o lançamento:

    C - Caixa/Bancos (AC)                     R$ 15.000
    D - Seguros a Vencer (AC)               R$ 10.000
    D - Seguros a Vencer (ANC/RLP)    R$   5.000

    A parte que vence até 12 meses da data do balanço, classifica-se no ativo circulante. A que vence após 12 meses da data do balanço, classifica-se no ativo não circulante realizável a longo prazo. No decorrer da vigência do seguro, a despesa será reconhecida mês a mês, em função do princípio da competência.

    Gabarito do professor : ERRADO.
  • Errado.

    A parte de curto prazo ( 12 meses) fica no AC, a outra, no ANC ( 24 meses)

    C - Caixa/Bancos

    D - Seguros a apropriar (AC) 12

    D - Seguros a apropriar (ANC/ARP) 24

  • A QUESTÃO ERRA, POIS O REGISTRO TAMBÉM SERÁ FEITO NO ATIVO REALIZÁVEL A CURTO PRAZO (ATIVO CIRCULANTE)

    Situação hipotética: O (1) pagamento à vista do prêmio de um seguro (2) com vigência de três anos gerou um lançamento na conta de despesa antecipada. Assertiva: O valor dessa despesa deve ser registrado no ativo realizável a longo prazo do balanço patrimonial.

    (1) pagamento à vista: CREDITO NA CONTA CAIXA.

    (2) com vigência de três anos: se ultrapassa o exercício corrente, então o lançamento será DEBITADO em ATIVO CIRCULANTE (ATÉ 12 MESES APÓS O LANÇAMENTO) E ATIVO NÃÃÃÃÃÃÃO CIRCULANTE (QUE ULTRAPASSAM OS 12 MESES DO LANÇAMENTO).

    Lançamento:

    D - Seguro (AC - 12 meses)

    D- Seguro (AÑC - 24 meses restantes)

    C- Caixa.

    Bons estudos, moçada.

    Espero ter ajudado.

  • Só Jesus na minha causa.

  • No caso, como serão 3 anos de seguro, o primeiro ano será contabilizado no Ativo Circulante (AC), e os demais anos serão contabilizados no ativo não circulante (ANC)

  • Errado

    Uma parcela é de curto prazo (1 ano) e a outra é de longo prazo (2 anos)

  • O Cespe poderia tranquilamente dá certo no gabarito

    Justificativa: não usou o "somente"

    O cara tem que adivinhar a cabeça do examinador

  • Essa matéria não é de Deus.. pqp, vontade de chorar kk

  • GALERA é só lembrarem que DESPESA ANTECIPADA é ATIVO CIRCULANTE.

  • não é computado tudo no ativo circulante e sim é feito um registro do valor da transação que será computado no fim de cada ano , ou seja 1 parcela no ativo circulante e as outras duas no ativo não circulante!

  • Uma parte, até os 12 meses, será apropriado no ATIVO CIRCULANTE e o restante será registrado no ATIVO NÃO CIRCULANTE.

    Dessa forma, fazemos a separação em DESPESAS ANTECIPADAS no Ativo Circulante (1 ano) e no chamado Ativo Não Circulante (2 anos).

    A parte que vence até 12 meses da data do balanço, classifica-se no ativo circulante. A que vence após 12 meses da data do balanço, classifica-se no ativo não circulante realizável a longo prazo. No decorrer da vigência do seguro, a despesa será reconhecida mês a mês, em função do princípio da competência.

    Gabarito do professor : ERRADO.

  • Gravem isso, quando a questão falar de pagamentos antecipados, isso gerará um direito para a empresa, e será feito pelo regime de COMPETÊNCIA. E assim, registrado mês a mês.

    Lembrem-se também: Quando a questão falar algo que passe de 12 meses, divida logo o registro, os 12 primeiros meses serão (CIRCULANTE), os demais (NÃO CIRCULANTE).

  • É correto afirmarmos que o pagamento à vista do prêmio de seguros deve ser lançado como despesa antecipada. Porém, o seguro adquirido é tem a vigência de 3 anos, ou seja, uma parcela é de curto prazo (1 ano) e a outra é de longo prazo (2 anos).

    Assim sendo, temos que a fazer a separação em despesas antecipadas no Ativo Circulante (1 ano) e no chamado Ativo Não Circulante (2 anos). Item errado

  • Uma parte, até os 12 meses, será apropriado no AC (o que será transcorrido durante o exercício) e o restante será registrado no ANC (o que será transcorrido após o exercício social)

  • O lançamento fica assim:

    D:Seguros a vencer (12 meses) (+ ativo circulante)

    D:Seguros a vencer (24 meses) (+ ativo não circulante, realizável a longo prazo)

    C: caixa (- ativo circulante)

    A questão restringiu demais afirmando que só há lançamento no ativo não circulante realizável a longo prazo. Portando, o gabarito é errado.

  • O pagamento antecipado do prêmio de seguro com vigência de 3 anos será reconhecido de acordo com o seguinte lançamento contábil:

    D:Seguros a Vencer (AC– 12 meses)

    D:Seguros a Vencer (AÑC/RLP – 24 meses)

    C:Caixa (AC)

  • Galera, preciso de ajuda p/ entender o raciocínio do prof.

    "Supondo um valor de R$ 15.000 para o seguro, com vigência de 3 anos ", teríamos 5.000 / ano

    .

    AC tem 12 meses , certo?

    .

    ANC seriam 24 meses (subsequentes), certo?

    .

    Em 01/01/20xx, MOMENTO DA CONTRATAÇÃO, ficaria assim o lançamento:

    C - Caixa/Bancos (AC)           R$ 15.000

    D - Seguros a Vencer (AC)        R$ 5.000 - EQUIVALENTE A 12 MESES

    D - Seguros a Vencer (ANC/RLP)  R$  10.000 - EQUIVALENTE A 24 MESES

    .

    O prof trocou os valores ou eu estou confundindo?

    .

    Grata desde já.

  • A questão não afirma em momento algum que haverá lançamento SOMENTE no ativo circulante como colega Philipe Cyan afirma. Infelizmente tipica questão que a Cespe escolhe o gabarito...

  • ATÉ 12 MESES - CIRCULANTE

    APÓS 12 MESES - NÃO CIRCULANTE ou REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

  • Há alguns comentários equivocados por aqui, principalmente no que diz respeito à classificação de A.C/A.N.C.

    > A classificação do ativo circulante é composta pelos bens e direitos realizáveis até o final do exercício subsequente. Ou seja, temos de levar em consideração o bens e direitos realizáveis no exercício corrente + os bens e direitos realizáveis até o final do exercício subsequente.

    Basta olhar a classificação do professor.

    São 24 meses (dois anos) classificados como A.C e apenas 12 meses (1 ano) classificados como A.N.C

    Lançamento correto.

    C - Caixa 15.000

    D - Seguros a apropriar 10.000 (A.C)

    D - Seguros a apropriar 5.000 (A.N.C)

    A questão não nos informa uma data específica. Portanto, temos de responder pensando que estamos no exercício corrente (12 meses) e temos o exercício subsequente (12 meses). Após o final do exercício subsequente é que teremos o A.N.C.

    Abraços.

  • RESOLUÇÃO DA QUESTÃO:

    https://www.youtube.com/watch?v=vl2B7a2WANc

    MATERIAL DE APOIO: https://drive.google.com/file/d/1J4P3cEx_dnaf65BVUdM0T39Hgjg48Ynz/view?usp=sharing

  • Pensamento da cespe

    Quando ela falar que deve ser registrado em só em ac ou anc ta errado

    Quando ela falar que registra ou pode só em um ta certa

    Parem de querer brigar com a cespe entenda ela, faz a prova e espere sua nomeação

  • ATIVO NÃO CIRCULANTE

        REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

        INVESTIMENTO

        IMOBILIZADO

        INTANGÍVEL

    --------------------------------------------------------

    Pagamento ou despesas ANTECIPADAS não é ativo realizável a longo prazo.

    ATIVO CIRCULANTE:

    Lei 6404/76, Art. 179. As contas serão classificadas do seguinte modo:

    I- No ativo circulante: as disponibilidades, os direitos realizáveis no curso do exercício social subsequente e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte;

    (CESPE/TRE-MT/2010) No ativo circulante, serão classificadas somente as disponibilidades e as aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte.(ERRADO)

    (CESPE/SEGESP-AL/2013) As aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte devem ser registradas em ativos não circulantes.(ERRADO)

    (CESPE/PF/2004) O ativo circulante engloba, além das disponibilidades, créditos, estoques e despesas antecipadas realizáveis no exercício social subsequente.(CERTO)

    (CESPE/TCE-PA/2016) As aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte são consideradas ativos circulantes e devem ser baixadas quando tais despesas forem consideradas incorridas.(CERTO)

    (CESPE/EBSERH/2018) As aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte são classificadas no ativo circulante.(CERTO)

  • Tá certo isso sim, não tá escrito somente, pelo amor de Deus em Cespe !

  • Errado pra caramba.

    Tem nem que ficar de mimimi.

    A parte que vence em até 12 meses, ficaria no ativo circulante.

    A parte que vence após 12 meses da data do balanço, ficaria no ativo não circulante realizável a longo prazo.

  • A questão ficaria correta se fosse houvesse substituição da frase "o valor dessa despesa" para "parte do valor dessa despesa".

  • NEGATIVO.

    A apresentação do Balanço tem como referência as movimentações dos 12 meses do ano (Balanço anual), ou seja, como o seguro tem vigência para 36 meses, será contabilizado, no Realizável a Longo Prazo, apenas o que exceder a um ano:

    36 meses (3 anos) - 12 meses (1 ano) = 24 meses

    Gab E

  • Errado.

    A vigência do seguro é de 3 anos, ou seja, 36 meses, uma parte passará do tempo do exercício social subsequente, (24 meses) devendo ser registrada no ativo realizável a longo prazo.

    Uma parte do valor deve ser registrado na conta despesa antecipada (ATIVO CIRCULANTE) e a outra na conta do ativo realizável a longo prazo (ATIVO NÃO CIRCULANTE)

  • Até os 12 meses deve ser registrado no AC.

    ERRADO

  • ERRADO

    Uma parte (12 meses) deve ser registrado no AC e a outra parte (24 meses) no ANC:

    D: Seguros a vencer (AC - 12 meses)

    D: Seguros a vencer (ANC - 24 meses)

    C: Banco/Caixa

  • Gab: Errado

    O registro dessa despesa deverá ser dividido, sendo uma parte no ativo circulante (realizável até 12 meses após BP) e a outra parte, no ativo não circulante (ARLP).

  • Questão incompleta, deveria ser considerada CORRETA.

  • Veja que a parte que vence até 12 meses da data do balanço, classifica-se no ativo circulante. A que vence após 12 meses da data do balanço, classifica-se no ativo não circulante realizável a longo prazo. No decorrer da vigência do seguro, a despesa será reconhecida mês a mês, em função do princípio da competência.

  • O pagamento a vista de prêmio de seguros, com vigência de três anos, enseja a segregação do direito no ativo circulante (AC) e ativo não circulante realizável a longo prazo (ANC/RLP). Supondo um valor de R$ 15.000 para o seguro, em 01/01/20xx, ficaria assim o lançamento:

    C - Caixa/Bancos (AC)           R$ 15.000

    D - Seguros a Vencer (AC)        R$ 10.000

    D - Seguros a Vencer (ANC/RLP)  R$  5.000

    A parte que vence até 12 meses da data do balanço, classifica-se no ativo circulante. A que vence após 12 meses da data do balanço, classifica-se no ativo não circulante realizável a longo prazo. No decorrer da vigência do seguro, a despesa será reconhecida mês a mês, em função do princípio da competência.

    Gabarito do professor : ERRADO.

  • às vezes, a questão incompleta está certa, às vezes, está errada. Assim fica difícil CESPE

  • só Deus pra me ajudar a entender essa matéria kk
  • Em se tratando de lançamentos, o incompleto está errado, eu não posso deixar de contabilizar corretamente as contas.

    C - CAIXA (ATIVO)

    D - SEGUROS A VENCER (ATIVO/DIREITO) (CIRCULANTE)

    D - SEGUROS A VENCER (ATIVO/DIREITO) (NÃO CIRCULANTE)

    repare o seguinte, sempre que a banca quiser extrair de você esse conhecimento, separação do ativo circulante e o não circulante, ela irá colocar no mínimo 3 anos, pois senão a questão estaria passível de anulação (tudo depende do momento que foi realizado esse pagamento, se foi no inicio do exercício social, irá ser considerada circulante por 24 meses, por conta disso, para evitar problemas, a banca considera, sempre, um tempo superior a isso).

  • Que ciência social complicada! Tem hora que não sei se acerto no chute ou pelo conhecimento.

    Deus me ajude.

  • Gab.: E

    • Ativo circulante -> Bens e direitos realizáveis/recebíveis até o fim do próximo ano. Por realização a curto prazo, entende-se aquela que ocorrerá no exercício seguinte. (12 meses seguintes ao balanço)
    • Ativo não circulante -> Realizáveis/recebíveis após o fim do próximo ano. (mais de 12 meses)

    Digamos que ele adquiriu em janeiro/2020 (o exercício social dele inicia no dia 1º e termina no último dia do ano, suponhamos, a título de exemplo)

    3 anos são 36 meses, certo?

    1. (2020) Primeiro ano ele paga 12
    2. (2021) Segundo ano ele paga mais 12
    3. (2022) Paga as últimas 12

    A despesa antecipada referente a esses 12 meses vai ficar no ativo circulante, já o restante ficará para o ativo não circulante.

    Corrigido!

  • Para a senhora contabilidade, quem paga adiantado não merece ser lesado. Este adiantamento nunca será visto como despesa, pois quem adianta é possuidor de um direito ou ativo.

  • GAB: E

    NAO SERÁ REGISTRADO NO ATIVO A LONGO PRAZO, POIS FICARÁ REGISTRADO APENAS NO EXERCICIO EM QUE FOI FEITA A DESPESA. NOS PROXIMO 2 EXERCICIOS SERÁ COMPUTADO COMO DIREITO UMA VEZ QUE JA FOI DEVIDAMENTE QUITADO.

  • Basicamente:

    D:Seguros a Vencer (AC– 12 meses)

    D:Seguros a Vencer (AÑC/RLP – 24 meses)

    C:Caixa (AC)

    GAB E

  • Que fica 12 meses no AC e 24 no ANC, DISSO TODO MUNDO SABE COLEGAS QUE SÓ COMENTAM ISSO

    RESUMINDO

    A questão fala: Assertiva: O valor dessa despesa deve ser registrado no ativo realizável a longo prazo do balanço patrimonial. (Muitos leram e pensaram: é lógico que fica no não circulante, 3 anos poh)

    Errado pelo seguinte fato: Se eu colocasse certo eu iria estar concordando com Isso:

    D: Despesa antecipada (AÑC) 36

    C: Caixa (AC)

    Ou seja ------> estaria ignorando os 12 meses do AC.

  • ERRADO

    O ativo realizável é o conjunto de bens e direitos que podem ser realizados apenas no próximo exercício contábil. Ou seja, são os ativos com prazo de realização acima de 360 dias. A questão afirma que o valor dessa despesa deve ser lançada, de fora integral, no ativo realizável.

    Porém a despesa deve ficar registrado no ativo circulante somente os últimos 12 meses.

    Os demais, 24 meses, ficam no ativo a longo prazo.

    • Ativo circulante -> Bens e direitos realizáveis/recebíveis até o fim do próximo ano
    • Ativo não circulante -> Realizáveis/recebíveis após o fim do próximo ano

    by: Amanda Kerlly

    ·(CESPE) Determinada sociedade anônima contratou um seguro contra incêndio, com vigência de três anos, e pagou integralmente o prêmio do seguro à companhia seguradora no ato da contratação. A partir dessa situação hipotética, julgue o item seguinte. Para a empresa segurada, trata-se de um fato contábil permutativo, com efeitos patrimoniais imediatos em contas do ativo circulante e do ativo realizável a longo prazo. CERTO

    Abçs: - A repetição com correção até a exaustão leva a perfeição.

  • ERRADO

    D - SEGURO A TRANSCORRER (ativo circulante)

    D - SEGURO A TRANSCORRER (ativo não circulante)

    C - CAIXA

    O valor deve ser registrado no ativo circulante (12 meses) e no ativo não circulante (24 meses)

  • Ativo Realizável a Longo Prazo. É o conjunto de bens e direitos que podem ser realizados apenas no próximo exercício contábil. Ou seja, são os ativos com prazo de realização acima de 360 dias (um ano). Além disso, também são classificados nesse grupo as contas e direitos com prazo de vencimento indeterminado ou incerto.

  • No momento da contratação do seguro antecipado ou despesa antecipada NÃO TEM DESPESA.

  • Uma hora questão incompleta não é errada, outra hora é errada. Cespe, cespe...

  • É correto afirmarmos que o pagamento à vista do prêmio de seguros deve ser lançado como despesa antecipada. Porém, o seguro adquirido é tem a vigência de 3 anos, ou seja, uma parcela é de curto prazo (1 ano) e a outra é de longo prazo (2 anos). Assim sendo, temos que a fazer a separação em despesas antecipadas no Ativo Circulante (1 ano) e no chamado Ativo Não Circulante (2 anos). Item errado 

    Fonte: Estratégia

  • Pagando na hora não gera despesa..

    Gabarito.: Errado.

  • Muitos comentários equivocados, cuidado!

    Houve o reconhecimento de uma despesa antecipada, que será feito da seguinte forma:

    C - Disponibilidades (pagamento à vista)

    D - Seguros a vencer/apropriar (ativo circulante, eu levo em consideração 12 meses)

    D - Seguros a vencer/apropriar (ativo não circulante)

    O erro da questão está em dizer que seria reconhecido em um ativo realizável em longo prazo, o que foi visto que não ocorrerá pelo lançamento acima.

    Qualquer erro/dúvida, contacte-me!

  • Sendo então, (valor total ou parcial) ainda é um valor, o enunciado não fala que seria do valor total, algumas questões da CESPE são dúbias e de duplo de sentido. Pelo raciocínio lógico pode ser considerada correta.

  • Onde está o povo que fala que "pro CESPE incompleto não é errado" ??

    Não tem como justificar uma banca esquizofrênica desta.

  • Errado.

    *Despesa antecipada é conta do Ativo.

    *Será reconhecido em Ativo circulante e tbm no Ativo não circulante.

    D- Despesa antecipada - 12 meses - AC

    D- Despesa antecipada - 24 meses - AÑC

    C- Caixa

  • ERRADO

    Seguros pagos antecipadamente não são despesas ainda, pois não ocorreu o fato gerador.

    Seguros pagos antecipadamente é um direito que a empresa tem. Se é direito, classifica-se no ativo.

    A questão fala em vigência de 3 anos:

    1. os 12 meses seguintes classificam-se como AC ( ATIVO CIRCULANTE)
    2. os 24 meses seguintes classificam-se como ANC/ARLP. ( ATIVO Ñ CIRCULANTE) - ATIVO REALIZAVEL A LONGO PRAZO
  • DESPESA NÃO...

    curto prazo - circulante

    longo prazo - não-circulante

    "estude e viva seu sonho"

    forte abraço, concurseiros.

  • Eu não entendi muito bem.

    O valor não deveria ficar registrado no passivo?

    Agradeceria muito se alguém pudesse me responder.

  • Gab. E

    Reescrita - Assertiva: "Parte do valor dessa despesa deve ser registrada no ativo realizável a longo prazo do balanço patrimonial." Correta

    Nem todo valor da despesa deve ser registrado no ativo não circulante (como aduz a questão), isso porque os primeiros 12 meses da despesa são registrados no Ativo Circulante.

  • Gabarito:ERRADO!

    APENAS UMA PARTE DO valor dessa despesa deve ser registrado no ativo realizável a longo prazo do balanço patrimonial.

  • Aos nobres colegas pergunto. O fato da questão omitir se o regime é de competência ou de caixa, seria passível de anulação ?

  • o seguro adquirido é tem a vigência de 3 anos, ou seja, uma parcela é de curto prazo (1 ano) e a outra é de longo prazo (2 anos). Assim sendo, temos que a fazer a separação em despesas antecipadas no Ativo Circulante (1 ano)

    e no chamado Ativo Não Circulante (2 anos).

    Item errado

  • A Cespe não se decide... eu pensei que meio certo era certo...
  • O erro foi generalizar:

    Uma parte será registrada no ativo circulante, outra no ativo não circulante.

  • Isso ai é igual perguntar se o céu é azul, se a agua é clara ou se o sol é quente.

    Você pode dar o gabarito CERTO e alegar que em regra está certo ou pode dar o gabarito ERRADO e citar situações em que a assertiva não é verdadeira.

  • Uma parte, até os 12 meses, será apropriado no ATIVO CIRCULANTE e o restante será registrado no ATIVO NÃO CIRCULANTE.

  • cespe não decide se o incompleto é errado ou é certo...

  • Meio certo não é certo p essa banca lixo?

  • CESPE: SEFAZ-AL- 2020

    Determinada sociedade anônima contratou um seguro contra incêndio, com vigência de três anos, e pagou integralmente o prêmio do seguro à companhia seguradora no ato da contratação.

    A partir dessa situação hipotética, julgue o item seguinte.

    Para a empresa segurada, trata-se de um fato contábil permutativo, com efeitos patrimoniais imediatos em contas do ativo circulante e do ativo realizável a longo prazo.

    certo

  • O cespe é muito FDP se você julga incompleto não é errado certo ele te lasca se julga errado ele te lasca que banca .....

  • O demônio é muito bem articuladú

  • Pessoal, larguem de mão esse negócio de atacar a banca. Eu já fui assim e isso só atrapalhou. Não adianta, não temos poder de mudar o jogo, só nos resta então entender ele. Outra coisa: concurso não é pra medir conhecimento e sim para eliminar. Imaginem como iriam dar cargo para todo mundo se todos passassem.

    Sobre a questão: gabarito ERRADO, visto que se o período é de 3 anos, parte será registrada no ativo circulante e a parte que ultrapassar o exercício social ou ciclo operacional no ativo não circulante realizável a longo prazo.

  • O pagamento antecipado constitui um direito da empresa e não uma despesa, simples assim. A despesa vai ser lançada mensalmente.

  • GABARITO ERRADO

    Lançamento da contratação de seguro com vigência de três anos

    D – Seguros a apropriar; 1 ano (AC)

    D – Seguros a apropriar; 2 anos (ANC)

    C – Caixa (AC)

    Lançamento da apropriação mensal:

    D – Despesa com seguros (Resultado)

    C – Seguros a apropriar (AC)

    Logo, o valor dessa despesa deve ser registrado no ativo realizável a curto e longo prazo.

    FONTE: Meus resumos

    "É justo que muito custe o que muito vale". -D'Ávila

  • É correto afirmarmos que o pagamento à vista do prêmio de seguros deve ser lançado como despesa antecipada. Porém, o seguro adquirido tem a vigência de 3 anos, ou seja, uma parcela

    é de curto prazo (1 ano) e a outra é de longo prazo (2 anos).

    Assim sendo, temos que a fazer a separação em despesas antecipadas no Ativo Circulante (1 ano)e no chamado Ativo Não Circulante (2 anos).

    Item errado

    FONTE: ESTRATÉGIA, prof SS

  • Gabarito: Errado.

    Primeiro, não há despesa no passivo.

    Na hora da contratação --> não é receita e nem despesa (contas de resultado), são contas patrimoniais. Vai se tornar receita ou despesa quando ocorrer o fato gerador.

    Caso a banca tivesse colocado ''O valor desse LANÇAMENTO deve ser registrado no ativo realizável a longo prazo do balanço patrimonial.'' , ficaria dessa forma:

    36 parcelas

    Situação 1 - do fechamento do balanço patrimonial

    Ativo circulante (12 meses) --> despesa antecipada 12 parcelas

    Ativo não circulante (após 12 meses) - ativo realizável de longo prazo --> despesa antecipada + 24 parcelas

    Situação 2 - contratação em janeiro

    Ativo circulante (12 meses) --> despesa antecipada 24 parcelas

    Ativo não circulante (após 12 meses) - ativo realizável de longo prazo --> despesa antecipada + 12 parcelas

    Ou seja, em nenhuma hipotese o valor (que não é despesa), ficaria apenas registrado apenas registrado no ativo realizável a longo prazo. Nas duas situações ele teria que estar no at. circulante e não circulante.

  • Discordo dos comentários de justificativa do gabarito!

    O erro da questão está em tratar a conta despesas antecipadas como uma despesa, pois na realidade ela representa um direito.

    Portanto, gabarito: Errado!

    Um vencedor é apenas um homem que já sofreu várias derrotas!

  • temos que a fazer a separação em despesas antecipadas no Ativo Circulante (1 ano)e no chamado Ativo Não Circulante (2 anos).

  • Segundo o enunciado houve o pagamento à vista do prêmio de um seguro com vigência de três anos. Assim, o lançamento contábil será o seguinte:

    D – Seguros a Vencer (Ativo Circulante)

    D – Seguros a Vencer (Ativo Não Circulante)

    C – Caixa (Ativo Circulante)

    Do valor total pago 1/3 será classificado no Ativo Circulante. O restante será classificado, na data do pagamento, no Ativo Não Circulante Realizável a Longo Prazo.

    Com isso, incorreta a afirmativa.

  • Pessoal , qualquer contabilização de algo que dure anos NÃO PODE SER FEITA DE UMA VEZ SÓ.

    Ela e dividida em DOIS , um no ativo circulante e outro no ativo não circulante

  • Incompleta não é errada? Sei...

  • Olá, colegas concurseiros!

    Oque esta me ajudando a evoluir em contabilidade são as questões comentadas e esquematizadas pelo Professor William Notario, que pra mim é um dos melhores na área. Tive que recorrer as questões comentadas dele já que aqui no QC é raro encontrar comentários de professores da materia. Quem tiver interesse acessa o link abaixo:

    Link:  https://go.hotmart.com/S49055693C